Banca de QUALIFICAÇÃO: ADILSON NOBRE DO NASCIMENTO
09/07/2019 15:59
Este texto é resultado da dissertação do mestrado profissional em ensino de história (PROFHISTÓRIA) no biênio 2018/2020 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem como finalidade trazer ao professor de História da educação básica algumas propostas de trabalho que visem a aplicação do modelo de ensino híbrido denominando sala de aula invertida tendo como suporte tecnológico o aplicativo “Google Sala de Aula” pode proporcionar a otimização do processo de ensino aprendizagem de História em turmas de ensino médio. A proposta terá como produto final uma série de sequências didáticas planejadas e desenvolvidas adotando a proposta de ensino híbrido e com o suporte do ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula. Para fundamentar este trabalho se faz necessário uma ampla pesquisa bibliográfica sobre aprendizagem, ensino de História, metodologias ativas, ensino híbrido, sala de aula invertida, tecnologias digitais de Informação e Comunicação e sobre o objeto de aprendizagem Google Sala de Aula. O método adotado para a análise dos possíveis resultados, sob perspectivas qualitativas, pois não buscou evidenciar dados fechados através de números, mas sim reflexões a partir das observações feitas em sala de aula a partir da observação e as respostas dadas às atividades propostas. A estruturação deste material foi concebida a partir de uma discussão introdutória, seguida pela descrição de conceitos basilares e pelas sequencias didáticas propriamente ditas, estas, a parte mais prática e direta de todo o texto.
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