Banca de DEFESA: ANDREIA SANTANA FELICIO
09/07/2019 10:00
Esta dissertação tem por objetivo geral analisar as relações entre ansiedade, estresse e estratégias de coping utilizadas por adolescentes de instituições particulares que irão prestar vestibular. Para alcançar tais objetivos, foram propostos dois estudos: um qualitativo e outro quantitativo. O estudo 1 é uma revisão integrativa da literatura de 13 estudos, que apresentam os níveis de ansiedade e estresse e avaliam quais as principais estratégias de enfrentamento utilizadas por adolescentes para diminuir os sintomas de ansiedade e estresse. Nos resultados foi possível identificar que o risco da presença da ansiedade e estresse é maior no gênero feminino. A principal estratégia de enfrentamento para combater a ansiedade era o apoio social. Os riscos que aumentavam a presença do estresse, eram voltadas a questões familiares e a pressões geradas na escola, incluindo a alta carga de atividades acadêmicas. A principal estratégia de enfrentamento para combater os sintomas eram aceitar a responsabilidade e o gerenciamento do tempo. O estudo 2 tem por hipótese que os estudantes que prestaram vestibular mais de uma vez, apresentariam maiores níveis de ansiedade e estresse, pois cria-se uma expectativa da família e do próprio adolescente que a experiência de conhecer como funciona o processo seletivo facilita a aprovação no vestibular. Utilizou-se a Escala de Estresse para Adolescentes (ESA), a Escala de Ansiedade de Sarason (TAS) adaptada para contexto de provas escolares por Gonzaga (2016), e o Inventário de Estratégias de Coping (Brief-Cope). Nos resultados foi percebida uma relação significativa entre ansiedade e estresse nos adolescentes, sendo que as participantes do gênero feminino apresentaram maiores níveis de ansiedade e estresse. Não houve uma relação entre número de vestibular realizado com os níveis de ansiedade e estresse. As estratégias de coping que ajudaram a combater os níveis de ansiedade são focados na emoção, como por exemplo, aceitar o problema, reinterpretá-lo, e ter um suporte de um amigo ou familiar. As estratégias assertivas que ajudaram a diminuir o estresse foram estratégias com o foco no problema, como por exemplo, a aceitação e a tentativa de buscar enfrentar a situação com um planejamento (coping ativo).
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