UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Setembro de 2021


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Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE SANTOS MATOS
05/07/2019 08:18


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE SANTOS MATOS
DATA: 30/07/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do Polo Gestão
TÍTULO: Sequências didáticas para Educação Patrimonial: Uso da Praça São Francisco para o ensino de história. [Para alunos do fundamental II]
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história, Educação Patrimonial, Praça São Francisco.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Este estudo objetiva discutir a importância de compreender, valorizar e envolver os discentes do ensino fundamental na construção/reconstrução da História da cidade de São Cristóvão/SE através da praça São Francisco. Para tal feito iremos produzir sequências didáticas que trabalhem Educação Patrimonial através daquele espaço de memória, os situando como coautores da história da localidade em que vivem, trazendo à tona acontecimentos, hábitos, religiosidade, manifestações culturais, personagens comum a este espaço, possibilitando aos discentes compreenderem mais facilmente a relação entre presente e passado e a se reconhecerem também, como sujeitos históricos, rompendo assim, com a história objetiva e tradicional. Essa proposta também promove uma interação significativa e atrativa dos discentes com a disciplina História. Para tal, torna-se necessária a discussão sobre os elementos constituintes do Ensino de História como estratégia metodológica a partir de Bittencourt (2002) Schmidt (2010), Guimarães (2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Consubstanciados com o referencial teórico esse trabalho tem como objetivo promover a valorização da cultura local e espaços de memória através da construção da identidade e mobilização do sentimento de pertencimento dos alunos a sua comunidade. Assim o educador através das sequências didáticas poderá problematizar o espaço da praça para a construção/reconstrução da História Local, e assim oferecer novas alternativas de aproximação do cotidiano do discente, e seus espaços de memória , com o ensino de História em uma perspectiva crítica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALMIR FELIX BATISTA DE OLIVEIRA
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO

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