Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO FARIAS DE OLIVEIRA
04/07/2019 10:37
O trabalho tem como proposta didática criar um manual para utilização de filmes de horror no ensino de História. Entendendo o medo como uma construção histórica e cultural, faz-se necessário uma aplicabilidade e cuidado bem peculiares, ora para uma boa exploração temática do gênero, ora para não ofender ou escandalizar a audiência. Para tal, desenvolveu-se uma tipologia dos medos, representações de problemas políticos, sociais, econômicos, naturais do mundo contemporâneo, presentes nas primeiras décadas cinematográficas do século XXI; secundariamente, criou-se um roteiro analítico, específico para o gênero, constituindo um saber mais direto e explanativo; por último, uma aplicação mais “experimental” voltada para o viés metafórico do cinema de horror, possibilitada pela contextualização histórica, seleção de trecho(s) do filme e comparação com documentos do período estudado. Por meio dessa “pedagogia do medo”, busca-se uma contribuição ao ensino regular de História, utilizando-se de uma fonte viável, plural e “diferente”, superando a desinformação e o preconceito contra o gênero horrífico.
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