UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO DA SILVA SANTOS
03/07/2019 08:43


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO DA SILVA SANTOS
DATA: 30/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA PPGED
TÍTULO: PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS SURDOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Curso de Letras Libras da UFS. Língua Portuguesa. Proficiência. Surdos
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O questionamento sobre como os alunos surdos universitários conseguem acompanhar as aulas, como lidam com os livros em língua portuguesa presentes na biblioteca da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e outros questionamentos foram dúvidas iniciais para essa pesquisa. Era necessário procurar respostas para essas questões. Então, investiga-se o nível de proficiência em língua portuguesa dos alunos Surdos do curso de Letras-Libras da UFS. Os alunos desse curso são selecionados por processo seletivo realizado pela própria instituição, diferentemente dos alunos surdos ingressantes em outros cursos nos quais são selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU), após realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a o nível de proficiência em língua portuguesa dos alunos surdos do curso de letras libras no intuito de verificar se possuem habilidades em língua portuguesa requeridas para leitura e produção de textos acadêmicos. Como objetivos específicos, analisar a proficiência em língua portuguesa por meio da aplicação de testes de conhecimento, verificar a produção de textos em língua portuguesa. O trabalho tem uma abordagem qualitativa e utiliza como metodologia o estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram o questionário, aplicação de teste de conhecimento, observação e entrevistas. Acreditamos que os resultados das análises feitas possam contribuir para uma reflexão das necessidades dos alunos surdos do curso de letras libras


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2252037 - EDIVALDO DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10