Banca de QUALIFICAÇÃO: MOISES SANTOS REIS AMARAL
02/07/2019 15:41
Este texto é fruto da dissertação do mestrado profissional em ensino de história (Profhistória) no biênio 2018/2020 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Busco trazer ao professor de história da educação básica algumas propostas de trabalho que visem a inserção da história local no ensino de história, tornando esta disciplina escolar mais próxima e palpável para os alunos, além de propor aulas que incentivem os alunos a serem mais ativos no processo de ensino aprendizagem. Essa proposta é uma busca da aprendizagem significativa em David Ausubel a partir da história local. Partindo das discussões propostas, apresento como produto ao docente, um manual de formação continuada com sequencias didáticas que demonstram de forma prática como trabalhar a história local de um município nas aulas de história, a fim de formar alunos conscientes da sua condição de sujeitos históricos e, por consequência, de cidadão críticos e ativos. A organização deste material foi concebida à partir de uma discussão introdutória, seguida pela descrição de conceitos basilares e pelas sequencias didáticas propriamente ditas, estas, a parte mais prática e direta de todo o texto.
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