UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE SANTOS ANDRADE
02/07/2019 11:14

DISCENTE: ELAINE SANTOS ANDRADE
DATA: 22/07/2019
LOCAL: Auditório da NUPEG
TÍTULO: O FANZINE COMO DISPOSITIVO AUXILIAR NA INVESTIGAÇÃO DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Aprendizagem Histórica. Progressão da Aprendizagem. Conceitos Substantivos e Meta-históricos. Fanzines.
ÁREA: História

Este trabalho apresenta as reflexões em andamento acerca da pesquisa desenvolvida no intuito de identificar e analisar as potencialidades do Fanzine como dispositivo auxiliar na investigação da Aprendizagem histórica por meio de Aulas Oficinas (BARCA, 2004). O conceito de aprendizagem aqui em referência tem como substrato teórico e metodológico uma aprendizagem relacionada a formação das ideias históricas dos alunos tendo como base a perspectiva da Educação Histórica. Campo de estudo que numa compreensão do processo de construção do conhecimento divide os conceitos fundamentais em história em duas tipologias: Conceitos substantivos e conceitos de segunda ordem. Investigar de que forma estes conceitos estão sendo aprendidos na sala de aula pode contribuir para uma melhoria na progressão da aprendizagem histórica. Metodologicamente, em caráter qualitativo, propõem-se a confecção e a aplicação de um roteiro de Aulas Oficinas que visem a produção de narrativas históricas em formato de Fanzines para responder à questão central: as aulas com fanzines possibilitaram aos sujeitos da pesquisa a uma maior capacidade de compreender e manejar conceitos na construção do conhecimento histórico? As Oficinas serão propostas a uma turma de transição entre o 1° para o 2° ano do Ensino Médio em Tempo Integral no Centro de Excelência e Educação Profissional Gov. Seixas Dória localizada no município de Nossa Senhora do Socorro/SE. Para a análise teórica, utiliza-se as contribuições de autores que tomam como referência o próprio conhecimento histórico (ASHBY, LEE e SHEMILT, 2005; LEE, 2001, 2004, 2006; BARCA, 2001, 2004, 2005; COOPER; SCHMIDT e GAGO, 2005; CAINELLI e SCHIMIDT, 2011). Na categorização das ideias prévias será utilizada as formulações de Lilian Castex (2008) e as contribuições de Gevaerd (2009) na análise das narrativas buscando identificar, após as oficinas, a ocorrência da progressão nas ideias dos alunos, na constituição de uma Literacia histórica.

Presidente - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Externo à Instituição - ROSEMEIRE MARCEDO COSTA