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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON DIEGO FONSECA COSTA
02/07/2019 10:59


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON DIEGO FONSECA COSTA
DATA: 22/07/2010
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório de Ciências Sociais
TÍTULO: Ensino Religioso e Cultura Afro-Brasileira: estudo de caso em uma Comunidade Quilombola
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso, laicidade, Mussuca, pluralismo
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO:

No ambiente escolar percebe-se a emersão de uma realidade multicultural, implicando em tensões e conflitos denunciados pela comunidade escolar. Antes objetivava-se a homogeneização cultural, através da manutenção de uma tradição multicultural, a escola é chamada a encarar a pluralidade de culturas e assim reconhecer os diferentes sujeitos socioculturais presentes em seu contexto. Embora o pluralismo religioso não seja uma novidade, as instituições religiosas cristãs sempre gozaram de uma hegemonia, advinda de sua relação política na história do ensino no Brasil, tais questões ainda continuam não superadas, mas vislumbra-se o avanço do ponto de vista formal com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/1996), especificamente na reformulação do artigo 33 (lei 9.475/1997) esse implementou o ER em escolas públicas. O ER enquanto área do conhecimento desenvolve-se historicamente através de disputas nos campos político, educacional e religioso. Tal fato suscita inúmeros debates, em especial no que tange ao modelo de ensino a ser adotado, destacando-se sobretudo a dicotomia entre o ER confessional e não confessional. O presente estudo propõe discutir o Ensino Religioso enquanto um elemento relacionado ao processo de construção identitária em uma comunidade quilombola, tomando como referência a Lei 10639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. Neste sentido, objetiva analisar o Ensino Religioso enquanto disciplina escolar, bem como as tensões entre religião e afirmação identitária na Escola Municipal Prefeito José Monteiro Sobral, na comunidade quilombola Mussuca, Laranjeiras/SE. Este trabalho é organizado metodologicamente em três ações: no levantamento do estado da arte a partir de uma pesquisa bibliográfica; na pesquisa de campo na comunidade por fim no tratamento e análise de dados afim descrever a realidade étnico-religiosa na escola e o ER.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 006.602.358-03 - MARINA APARECIDA OLIVEIRA DOS SANTOS CORREA
Interno - 3316721 - PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
Externo ao Programa - 4205099 - FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR

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