UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAYCEANE BOMFIM SANTOS DE JESUS
01/07/2019 11:35

DISCENTE: GRAYCEANE BOMFIM SANTOS DE JESUS
DATA: 11/07/2019
LOCAL: PROPADM
TÍTULO: METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS APLICÁVEIS ÀS TECNOLOGIAS SOCIAIS: UMA PROPOSTA COM BASE NO PMD Pro
PALAVRAS-CHAVES: Ciclo de Vida; PMD Pro; Projetos de Desenvolvimento; Tecnologia Social; Universidades Públicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

As Tecnologias Sociais (TSs) estão imergidas em um cenário de dúvidas e lacunas a respeito de sua concepção e desenvolvimento. Questionamentos como: o que é uma Tecnologia Social? O que essencialmente elas precisam conter para serem consideradas TSs e não um Projeto Social? Qual a ação inicial para implementá-las? Quem as desenvolve? Que resultado esperar delas? tornaram-se comuns no universo das Tecnologia Sociais. Apesar de possuírem um alto grau de relevância para as Universidades, os projetos de Tecnologia Social, inseridos no contexto da Extensão Universitária, carecem de uma prática de gerenciamento mais eficiente. Pesquisadores e extensionistas possuem dificuldade em utilizar ferramentas, técnicas e metodologias que auxiliem na implementação e gestão das TSs junto às comunidades. Dessa forma, a presente dissertação visa analisar como estão sendo implementados e gerenciados os Projetos de Tecnologias Sociais das Universidades Públicas, com a finalidade de propor uma metodologia para implementação de Projetos de TSs, com base nas boas práticas do PMD Pro. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e caracterizada como exploratória e descritiva. A estratégia utilizada será o método de estudo de múltiplos casos, sendo considerada como unidades de análise as Tecnologias Sociais desenvolvidas pelas Universidades Públicas do Brasil que estão cadastradas no Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação Banco do Brasil (FBB). Para tanto os dados serão coletados por meio de registros em arquivos, pesquisa documental e entrevista semi – estruturada com os gestores e/ou integrantes dos Projetos de Tecnologia Social. O tratamento dos dados ocorrerão mediante análise de conteúdo. Esta, buscará elementos nas fontes de evidências que permitam verificar se os registros e discursos apresentados estão em concordância com os postulados teóricos. A partir dos resultados encontrados pretende-se desenvolver uma metodologia simples e útil para qualquer instituição que almeje desenvolver Projetos de Tecnologia Social.

Externo ao Programa - 2581604 - CRISTINA FERRAZ SILVA
Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Interno - 277760 - MONICA CRISTINA ROVARIS MACHADO
Externo ao Programa - 1638052 - PAULO MARIO MACHADO ARAUJO