Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIKA VALERYA BARBOSA SANTANA SANTIAGO
28/06/2019 11:53
A educação de surdos no Brasil sempre careceu de medidas mais eficazes para cumprir o seu verdadeiro objetivo, uma educação de qualidade que promova a equidade de oportunidades. No entanto, percebe-se que as crenças equivocadas em relação a aprendizagem desse público através das metodologias utilizadas não surtem o efeito desejado. Assim, frisa-se a necessidade de materiais específicos inerentes as peculiaridades no ensino-aprendizagem dos alunos surdos. O presente Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) visa, desta forma, através de Flash cards – que são pequenos pedaços de papel, cartolina ou outro material, utilizados como ferramenta para o aprendizado e memorização de conteúdos -, oferecer aos surdos um material que os permita aprender a Língua Portuguesa como L2 no que tange, principalmente, à prática de leitura desss discentes, enfatizando a sua condição de bilíngue. Este estudo será desenvolvido com três alunos surdos do corpo discente do Colégio Estadual Murilo Braga do turno matutino, contudo será aplicado em contra turno. O aporte teórico que baliza esta pesquisa inclui Martinez (2009,) que apresenta reflexões sobre a problemática do ensino; Gesser (2009), Figueira (2011), Strobel (2009) e Maia (2017) que colaboram para a contextualização histórica da educação do surdo; Silva, Kumada, Nogueira (2012),Karnopp (2002), Andrighetti, Schoffen (2012), que trabalham com a Língua Portuguesa como L2; Santos (2012), que aborda projetos educacionais para surdos e Gesueli (2011) que ressalta a importância do visual no ensino de surdos.
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