UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: MAKSON DE JESUS REIS
26/06/2019 20:25


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAKSON DE JESUS REIS
DATA: 12/07/2019
HORA: 16:30
LOCAL: Auditório do CCSA
TÍTULO: CIÊNCIA DE DADOS E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: data literacy, alfabetização de dados para o profissional da informação
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação. Ciência de Dados. Data Literacy. Bibliotecário de Dados. Alfabetização de dados.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

A dissertação apresentada tem como objetivo geral desenvolver habilidades e competências em alfabetização e em gerenciamentos de dados para bibliotecários. Assim, apresenta-se em seu referencial teórico, um processo evolutivo baseado nos paradigmas de Thomas Kuhn, a fim de discutir e compreender sobre o quarto paradigma que é baseado em dados. As pesquisas científicas serão transformadas pela grande quantidade de informação desenvolvidas pelas pesquisas e outros meios surgindo o denominado dilúvio de dados. O trabalho aborda a evolução dos dados na ciência, os tipos e ciclo de dados, bem como o processo de armazenamento e gerenciamento desses dados com reflexão sobre os paradigmas anteriores e o surgimento da e-Science. Traz, também, discussão sobre a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Ciência de dados, até o surgimento da biblioteconomia de dados, como campo de atuação para o denominado bibliotecários de dados. Nesse sentido, apresentam-se, as habilidades e competências necessárias para sua formação, com base na matriz de competências de Chantel Ridsdale (2015). Utilizou-se como o universo da pesquisa, a Biblioteca Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), como campo de atuação para a promoção da oficina ministrada sobre alfabetização de dados aos bibliotecários desta instituição. Apresenta-se como produto da dissertação, um guia que servirá como embasamento teórico para prática de alfabetização de dados e gerenciamentos de dados. Conclui-se que o produto gerado tem caráter inovador e contribuirá com a temática de dados na Ciência da Informação. Além disso poderá ser utilizado pela equipe bibliotecária da BICEN/UEFS em treinamentos e serviços na biblioteca.
Palavras-


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BARBARA COELHO NEVES
Interno - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Presidente - 2939765 - TELMA DE CARVALHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e