Banca de DEFESA: MAKSON DE JESUS REIS
26/06/2019 20:25
A dissertação apresentada tem como objetivo geral desenvolver habilidades e competências em alfabetização e em gerenciamentos de dados para bibliotecários. Assim, apresenta-se em seu referencial teórico, um processo evolutivo baseado nos paradigmas de Thomas Kuhn, a fim de discutir e compreender sobre o quarto paradigma que é baseado em dados. As pesquisas científicas serão transformadas pela grande quantidade de informação desenvolvidas pelas pesquisas e outros meios surgindo o denominado dilúvio de dados. O trabalho aborda a evolução dos dados na ciência, os tipos e ciclo de dados, bem como o processo de armazenamento e gerenciamento desses dados com reflexão sobre os paradigmas anteriores e o surgimento da e-Science. Traz, também, discussão sobre a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Ciência de dados, até o surgimento da biblioteconomia de dados, como campo de atuação para o denominado bibliotecários de dados. Nesse sentido, apresentam-se, as habilidades e competências necessárias para sua formação, com base na matriz de competências de Chantel Ridsdale (2015). Utilizou-se como o universo da pesquisa, a Biblioteca Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), como campo de atuação para a promoção da oficina ministrada sobre alfabetização de dados aos bibliotecários desta instituição. Apresenta-se como produto da dissertação, um guia que servirá como embasamento teórico para prática de alfabetização de dados e gerenciamentos de dados. Conclui-se que o produto gerado tem caráter inovador e contribuirá com a temática de dados na Ciência da Informação. Além disso poderá ser utilizado pela equipe bibliotecária da BICEN/UEFS em treinamentos e serviços na biblioteca.
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