UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS
26/06/2019 07:56

DISCENTE: JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 16/07/2019
LOCAL: Sala de estudos III (NEPHEN)
TÍTULO: NECESSIDADES E DIFICULDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Formação Continuada. Profissionalização.

Pensar formação continuada para docência na atualidade têm solicitado estudos e discussões sobre os processos formativos que constitui a função de orientação do ensino-aprendizagem. No contexto da educação infantil, estas questões tornam-se urgente pela necessidade de estruturação e sistematização dos objetivos e finalidades para esta 1ª etapa da Educação Básica. Conhecer e discutir os processos formativos dos docentes atuantes na educação infantil é corroborar para a edificação dos saberes e competências necessárias para o desenvolvimento profissional de seus professores e a crescente qualificação da oferta educativa para as crianças pequenas por ela atendidas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as perspectivas dos docentes sobre processos de formação continuada vivenciados na educação infantil, dimensionando suas dificuldades e necessidades formativas na construção dos saberes profissionais qualitativos do ensino-aprendizagem da rede de ensino de Aracaju. A pesquisa é qualitativa descritiva, com aplicação de questionário exploratório para reconhecimento do perfil dos 290 docentes atuante nas turmas de pré-escola/educação infantil da rede municipal. Em segundo momento, mediante os dados coletados nos questionários sobre os docentes será formado um grupo amostral de 42 docentes para realização de entrevistas individuais e coletivas gravadas na própria Unidade Escolar. A análise de dados se constituirá referenciada pela análise do conteúdo em Bardin (2000) com tratamento e categorização das informações obtidas. A escuta docente constitui imperioso mecanismo de orientação de ações e processos formativos como fator de qualificação da docência, promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes bem como de toda a educação para a infância.

Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf