UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: GABRIELLI BARBOSA DE CARVALHO
25/06/2019 15:10

DISCENTE: GABRIELLI BARBOSA DE CARVALHO
DATA: 22/07/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: POLIMORFISMO DE NUCLEOTÍDEO ÚNICO A35C NO GENE DA SUPERÓXIDO DISMUTASE-1 E ESTADO NUTRICIONAL RELATIVO AO ZINCO E SUAS RELAÇÕES COM O CONTROLE GLICÊMICO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
PALAVRAS-CHAVES: zinco; superóxido dismutase; SNP; índice de qualidade da dieta; diabetes mellitus tipo 2.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A presença de polimorfismos no gene da enzima superóxido dismutase 1 (SOD1) pode comprometer a atividade dessa enzima e trazer consequências para a defesa antioxidante do organismo. O elevado estresse oxidativo presente no diabetes mellitus tipo 2 (DM2) está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principais causas de mortalidade em indivíduos com DM2. Ademais, fatores dietéticos apresentam papel crucial no controle metabólico do DM2. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a associação do Índice de Qualidade da Dieta, presença do polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) A35C no gene da SOD1 (rs2234694), atividade enzimática da SOD, estado nutricional relativo ao zinco e controle glicêmico no risco cardiovascular de indivíduos com DM2, bem como sistematizar uma revisão da literatura com a temática de padrões alimentares e controle glicêmico nessa população. Dessa forma, realizou-se inicialmente uma revisão sistemática, incluindo publicações das bases de dados PubMed, Scopus, MEDLINE e Lilacs, e da literatura cinzenta Google Scholar e Open Thesis para discutir o efeito de padrões alimentares no controle glicêmico de indivíduos com DM2, para isso foram selecionados estudos de ensaios clínico e extraídas os resultados pertinentes ao objetivo e realizada a avaliação do risco de vieses. Todas as etapas foram realizadas por dois avaliadores, de forma independente. Em paralelo, realizou-se um estudo transversal, com 110 indivíduos adultos com DM2, os quais foram avaliados quanto à presença do polimorfismo estudado, atividade enzimática da SOD, marcadores do status de zinco, glicêmicos e lipídicos, risco cardiovascular (Escore de Framingham), ingestão alimentar e qualidade da dieta (IQD-R). Realizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar se os resultados seguem distribuição normal. Aplicaram-se os testes t de Student e Mann Whitney para a avaliação das variáveis conforme genótipo (AA, AC e CC) do SNP rs2234694. A ingestão habitual foi estimada pelo Multiple Source Method e ajustada pelo método residual. O teste de correlação de Pearson foi aplicado e modelos de regressão linear múltipla foram construídos. P-valor < 0,05 foi considerado significativo. Os resultados da revisão sistemática mostraram que os padrões alimentares vegetariano, vegano, mediterrâneo e DASH reduziram 0,80% em média da %HbA1c. Observou-se também redução na glicemia de jejum e melhora no HOMA-S. Quanto aos resultados do estudo transversal, os indivíduos com alelo polimórfico (genótipo AC) apresentaram maiores concentrações de glicemia em jejum, sendo este marcador associado às variações do SNP rs2234694 (β = 0,267, p = 0,008) e dependente do sexo e tempo de diagnóstico. Não foram observadas diferenças entre os genótipos quanto às demais variáveis. Observou-se ainda que 68,30% e 72,40% dos indivíduos avaliados apresentaram deficiência de zinco no plasma e eritrócitos, respectivamente, além de elevada prevalência de inadequação na ingestão de zinco. Ainda, a partir do Escore de Framingham observou-se que 64,08% dos indivíduos avaliados apresentaram risco intermediário ou alto para doenças cardiovasculares nos próximos 10 anos. Além disso, indivíduos com DM2 apresentaram relação entre a presença do SNP estudado e a glicemia em jejum, sendo que o aumento da concentração dessa variável é dependente das variações do SNP.

Externo à Instituição - CARLA SORAYA COSTA MAIA
Interno - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA