UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN MOREIRA PINTO
25/06/2019 10:40


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN MOREIRA PINTO
DATA: 02/07/2019
HORA: 11:00
LOCAL: PROPADM
TÍTULO: Inovação Frugal: Uma Análise do Comportamento do Consumidor em Aracaju (SE).
PALAVRAS-CHAVES: Inovação Frugal, Comportamento do Consumidor, Serviços Médicos, Clínicas Médicas Populares
PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração da Produção
RESUMO:

Com a maior ênfase na produtividade e nas inovações tecnológicas nos últimos anos, além da crise econômica global que afetou nações desenvolvidas e em desenvolvimento de todo o planeta, o interesse mundial nas práticas frugais acabou se elevando. Diversos tipos de inovações frugais começaram a surgir, principalmente para suprir as necessidades de pessoas que não possuem tantos recursos financeiros e muitas vezes acabavam sem ter opções de consumo que se adequassem às suas realidades. Uma dessas lacunas se encontra justamente no setor de saúde, onde existe um grande abismo entre as pessoas que possuem condições de pagar planos de saúdes particulares e outras que só enxergavam o Sistema Único de Saúde como opção. Para preencher essa lacuna, um novo tipo de negócio começou a surgir nos últimos anos, as Clínicas Médicas Populares, que se encaixam no conceito de inovações frugais. Porém, como elas ainda são um tipo de negócio recente, poucos estudos foram realizados sobre elas, principalmente tendo o consumidor como o objeto principal de estudo. Este trabalho foi desenvolvido justamente para suprir essa necessidade, pois tem como objetivo compreender o processo de decisão de compra em serviços frugais dos consumidores deste tipo de serviço, dando ênfase às etapas que compõem esse processo. Para que isso seja possível, o referencial teórico abrangeu a temática da inovação frugal, das clínicas médicas populares e também do comportamento do consumidor, dando ênfase ao processo de decisão de compra, utilizando o modelo proposto por Blackwell, Miniard e Engel (2011). Para que os objetivos pudessem ser alcançados, definiu-se que este trabalho seria orientado pelo paradigma interpretativista e a pesquisa seria do tipo qualitativa e de caráter exploratório, para que novos insights pudessem ser gerados sobre o tema, envolvendo estudos de casos múltiplos com os consumidores das clínicas médicas populares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6252676 - DEBORA ELEONORA PEREIRA DA SILVA
Interno - 1049184 - GLESSIA SILVA DE LIMA
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS DI SERIO

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