Banca de DEFESA: LIGIA SANTANA FILHA
18/06/2019 10:18
Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi caracterizar atividades e conteúdos matemáticos presentes no Livro Didático (LD) tendo em vista as especificidades de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para compreender sobre as especificidades do TEA, foi adotado autores como Silva, Gaiato e Reveles (2001), Cunha(2011), APA (2014) e Grandin (2016). E para o desenvolvimento da pesquisa foram examinados os trabalhos de Fontelles (2012), Takinaga (2015), Cardoso (2016) e Viana (2017), identificados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD. A partir do exame foi construída um quadro de atributos que podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem de conceitos matemáticos, em particular os “Números e Operações”, para alunos com TEA. A partir dos critérios elencados no quadro foram examinados os livros didáticos elencados por Silva (2018) como sendo os mais utilizados pela rede estadual de ensino de Sergipe na cidade de Aracaju/SE, que constam no PNLD (2017), são eles: Vontade de saber Matemática, Matemática – Compreensão e prática, Matemática – Bianchini. Constatou-se, ainda, no LD, frações de conteúdos em linguagem direta, com poucos detalhes que podem atender a alunos autistas com mais eficiência. Foram identificadas, ainda que em ínfima expressividade, atividades que, pelo seu enunciado com objetividade, concisão e clareza seria passível de ser trabalhada com alunos com TEA, além de outras atividades que apresentam potencial para se trabalhar com esse público desde que sofram pequenos ajustes por parte do professor.
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