Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FONTES DOS SANTOS NASCIMENTO
17/06/2019 10:20
A reflexão sobre a problemática da leitura e escrita é de suma importância na escola. Analisar os estudos e as atividades que propiciem a formação de leitores e escritores proficientes é algo necessário para que se possam apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa à leitura e escrita. Assim, objetiva-se neste trabalho, destacar a importância dos sinais de pontuação na construção de sentidos no texto, a partir da leitura e reescrita do gênero “fábula”. No percurso desta pesquisa, a fim se trabalhar as concepções de pontuação e a abordagem de ensino destas marcas, buscou-se as contribuições de Ferreiro (1996), Rocha (1997), Cardoso (2002), Dahlet (2006) e Ferrarezi (2018). No domínio discursivo acerca do trabalho com o gênero textual e sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, destacam-se as contribuições de Bronckart (1999), Dolz e Schnewuly (2004) e Marcuschi (2008). A fim de evidenciar as características do gênero fábula, contribuíram de forma significativa, Coelho (2000) e Bagno (2002). Sob a luz do referencial teórico abordado, esta pesquisa propõe-se ainda a criação de um caderno pedagógico, o qual será estruturado a partir de uma sequência didática proposta pelo modelo de Dolz e Schnewuly (2004), que tem como objetivo oferecer subsídios para uma nova prática de ensino-aprendizagem dos sinais de pontuação em uma perspectiva discursiva.
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