Banca de DEFESA: FELIPE SIMÕES BACELAR
07/06/2019 14:32
Nas últimas décadas, percebeu-se uma elevação do volume e das cargas de tráfego nas rodovias do país. Isso fez com que projetistas buscassem soluções para combater essa sobrecarga ao pavimento. Como solução, em muitos projetos está-se utilizando base ou sub-base de materiais cimentados, entre esses materiais, a Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC). Esse material fornece ao pavimento elevada rigidez, contudo, como desvantagem, a BGTC apresenta ruptura frágil e prematura por fadiga, ocasionando trincamentos e elevadas deformações, com danos à estrutura do pavimento. Isso acontece, principalmente, em razão da sua baixa tenacidade e resistência à tração. Em vista disso, esta pesquisa analisou o efeito no desempenho mecânico da BGTC com a inserção de fibras e comparou com a mistura tradicional, avaliando diversos parâmetros, como resistência à compressão, resistência à tração, módulo elástico, módulo dinâmico, módulo resiliente, módulo flexural, tenacidade e vida de fadiga. Então, de acordo com os resultados dos obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que houve uma melhora no desempenho mecânico da BGTC com a inserção de fibras, principalmente nos parâmetros de resistência à tração, tenacidade e vida de fadiga. Estes são fatores de fundamental importância no dimensionamento de pavimentos semirrígidos construídos com BGTC.
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