UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ROSA ANGÉLICA DOS SANTOS
06/06/2019 14:04

DISCENTE: ROSA ANGÉLICA DOS SANTOS
DATA: 27/06/2019
LOCAL: Sala de aulas do PROSS
TÍTULO: Categorias gramscianas: análise a partir de teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no nordeste (2003 – 2017)
PALAVRAS-CHAVES: Antonio Gramsci. Serviço Social. Categorias gramscianas. Estado. Sociedade civil.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Essa dissertação tem como objeto de pesquisa o pensamento de Antonio Gramsci na produção de conhecimento formada por teses e dissertações no âmbito da Pós-Graduação em Serviço Social no nordeste. O objetivo consiste na análise das categorias gramscianas presentes na produção de teses e dissertações em Serviço Social na intenção de apreender como estas vem sendo discutidas e suas devidas contribuições nas reflexões para a profissão. Parte-se do entendimento da importância da interlocução do pensamento gramsciano nas reflexões teóricas do Serviço Social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza quanti-qualitativa orientada pelo método crítico-dialético por permitir o movimento de aproximações sucessivas entre sujeito-objeto. Constituiu o campo empírico do estudo e fonte de pesquisa, a produção de conhecimento na área de Serviço Social, resultante de teses e dissertações. Para a formação do universo da pesquisa, foi feito levantamento documental nos domínios públicos das Universidades Públicas (Federais e Estaduais) no nordeste, obtendo-se um quantitativo de 189 trabalhos abordando categorias gramscinanas, sendo 53 teses e 136 dissertações. A partir desse número foi constituída a amostra com um total 20 trabalhos de três universidades federais do nordeste: Pernambuco, Piauí e Maranhão, nas quais, o critério principal foi o de teses e dissertações defendidas até o ano de 2018. A pesquisa bibliográfica permitiu elaborar considerações sobre a inserção do pensamento de Gramsci no Brasil, captar as discussões teóricas referentes as categorias gramscianas de Estado, sociedade civil, hegemonia, intelectual e política, por terem sido as mais frequentes durante a pesquisa documental. Os resultados oriundos da análise das teses e dissertações, com centralidade na utilização das categoriais acima, evidenciam uma profunda articulação entre as questões que envolvem os objetos de estudo e as categorias gramscianas presentes nos diferentes temas que são alvos de investigação e intervenção profissional. A pesquisa documental ainda permitiu traçar um panorama da utilização das categorias gramscianas agregadas por temática e a caracterização da pós-graduação. Conclui-se que os dados revelam a contemporaneidade do pensamento gramsciano no desvelamento dos complexos da realidade social.

Presidente - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Interno - 1086453 - MARIA DA CONCEICAO ALMEIDA VASCONCELOS
Interno - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS
Externo à Instituição - MARINA MACIEL ABREU