UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: RODRIGO DENIZARTE DE OLIVEIRA POLKOWSKI
04/06/2019 16:31

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO DENIZARTE DE OLIVEIRA POLKOWSKI
DATA: 19/06/2019
LOCAL: Mini auditório do P²CEM
TÍTULO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE BLENDAS DE BIOPOLIAMIDAS PA610 & PA1010 E ANÁLISE DE MISCIBILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Blendas Poliméricas, Biopoliamidas, Náilon, Miscibilidade
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

No presente trabalho, blendas com polímeros de base biológica (biopoliamidas) foram produzidas em diversas concentrações, visando identificar a existência de interação entre os elementos constituintes e o resultado em suas propriedades térmicas, mecânicas e morfológicas. Os resultados experimentais indicaram que blendas de PA610 & PA1010 são miscíveis, pois apresentaram propriedades mecânicas intermediárias aos polímeros puros, morfologia de misturas homogêneas, além de apresentarem valores negativos para os parâmetros de interação 12. Interessante destacar também que esse trabalho, além de contribuir com informações relevantes sobre miscibilidade em blendas poliméricas, obteve sucesso na formação de uma nova família de materiais plásticos de elevado conteúdo de carbono renovável (de 74% a 96%) e com propriedades adequadas para uma ampla variedade de usos, incluindo aplicações de longa duração, como é o caso de sistemas de combustíveis para indústria automotiva.

Externo ao Programa - 2405030 - JOSE KAIO MAX ALVES DO REGO
Externo à Instituição - JOYCE BATISTA AZEVEDO