UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO BERNARDO SANTOS ALMEIDA
28/05/2019 09:16


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO BERNARDO SANTOS ALMEIDA
DATA: 07/06/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala PROPADM
TÍTULO: Intenção de uso de fintechs: um estudo sobre a perspectiva dos consumidores brasileiros
PALAVRAS-CHAVES: Atitude. Fintech. Inovação. Intenção de uso. Mercado Financeiro.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O termo fintech, embora já seja conhecido há um certo tempo no exterior, ainda é considerado novo no contexto brasileiro, consistindo em startups da área financeira. A presente pesquisa pretende abordar o que são essas plataformas e estudar a intenção de uso por consumidores brasileiros, usuários e não usuários, dessas empresas. A pretensão de comparar estas categorias de consumidores justifica-se perante a necessidade de ter uma perspectiva dos que já utilizam esses agentes financeiros, mas também para compreender os fatores responsáveis pela intenção ou não de uso, com base no modelo adaptado de Chauhan, Yadav e Choudhary (2019). Desse modo, parte-se de um contexto geral no qual é abordado o Mercado Financeiro, contexto no qual as fintechs estão inseridas, fazendo uma explanação sobre a inovação, característica totalmente presente nessas plataformas, além de conceitos de startups e negócios digitais, representando esse novo modelo de negócios da área financeira. Como o estudo tem em vista descrever e explicar a intenção de uso de fintechs por meio da perspectiva do consumidor, também é fundamentada a teoria sobre atitude, para dar substrato ao entendimento deste fenômeno psicológico (intenção de uso). Já quanto à metodologia utilizada, se trata de um estudo correlacional, com finalidades descritiva e explicativa, de natureza quantitativa mediante um survey online com usuários e não usuários de serviços de fintech. A população alvo desta pesquisa é composta por pessoas físicas que utilizam ou não os serviços financeiros oferecidos por startups fintechs e a amostra mínima adequada ao modelo de pesquisa totaliza 170 participantes previstos. Os dados serão avaliados por meio de AFC (Análise Fatorial Confirmatória), como um teste confirmatório da teoria de mensuração utilizada; correlação de Pearson (r), para verificar se há uma associação entre as variáveis; e regressão múltipla hierárquica, utilizada para avaliação de modelos multivariados de pesquisa, já que o modelo utilizado nesta pesquisa possui variáveis explicativas, com múltiplas variáveis independentes para a previsão de uma variável dependente. Espera-se, portanto, identificar a influência dos atributos do indivíduo referentes à inovação e de variáveis perceptivas, sobre a intenção de uso de fintechs, por usuários e não usuários dessa plataforma.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Interno - 1544923 - MARLEY ROSANA MELO DE ARAUJO
Externo à Instituição - MOISES ARAUJO ALMEIDA
Interno - 2501207 - VERUSCHKA VIEIRA FRANCA

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