UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMAIRA MERIELLE ROCHA DE SANTANA
24/05/2019 09:18

DISCENTE: JAMAIRA MERIELLE ROCHA DE SANTANA
DATA: 07/06/2019
LOCAL: NIPEC
TÍTULO: DO CONTO AO GÊNERO DRAMÁTICO: RETEXTUALIZAÇÃO COMO RECURSO MULTIMODAL
PALAVRAS-CHAVES: contos, leitura, letramento, retextualização, multimodalidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) tem como objetivo apresentar uma prática de intervenção dirigida aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II, em uma Escola da Rede Estadual de ensino no município de Capela/SE, relacionada à leitura literária de contos brasileiros, diante de um contexto de produção e vinculação em vídeo. Para a realização desse trabalho, foram apresentas aos alunos as narrativas “O marido da Mãe d´água”, “Os três companheiros” e “O bem se paga com o bem” presentes na obra Contos tradicionais do Brasil, de Luís da Câmara Cascudo, com o intuito de incentivar a leitura, a criticidade, a valorização da identidade cultural brasileira e a produção escrita por meio da retextualização do gênero conto para o texto dramático, tendo como embasamento da produção textual os estudos da Retextualização de gêneros escritos de autoria de Regina Lúcia Péret Dell’Isola. As produções dos alunos serão transformadas em dramatizações utilizando a técnica teatral de formas animadas como recurso multimodal. A partir do aporte teórico fundamentado em Xavier (2002, 2013), Rojo (2012, 2013, 2015) e outros teóricos que comprovam que a inserção das novas tecnologias em nossa cultura contemporânea, criam-se possibilidades de expressão e comunicação que exigem o desenvolvimento de diferentes habilidades, pautada na Metodologia da Pesquisa-Ação de Michel Thiollent (2011). Este trabalho contará com a realização de algumas etapas como oficinas de leitura, produção textual de retextualização, dramatização e um breve debate sobre a importância do incentivo à leitura e interatividade no que diz respeito ao uso dos textos multimodais. O produto final deste trabalho consiste em um vídeo disponibilizado online em plataforma de compartilhamento de vídeos para que outros alunos e professores tenham acesso ao material desenvolvido.

Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 6983610 - ADRIANA SACRAMENTO DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf