UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: PATRICIA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
21/05/2019 13:41

DISCENTE: PATRICIA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA: 30/05/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS-CECH, DIDÁTICA III, TÉRREO
TÍTULO: OS ENTRAVES E A EFETIVIDADE DE AÇÃO TERRITORIAL: O caso do Proinf no Território do Sertão Ocidental Sergipano
PALAVRAS-CHAVES: Território, desenvolvimento territorial, Proinf e Capital social
ÁREA: Geografia

O desenvolvimento rural tem sido pauta de discussões nos meios acadêmicos nas últimas duas décadas, os formuladores de políticas públicas passaram a analisar o desenvolvimento rural dentro de uma perspectiva de “política territorial”, que visa potencializar o local e promover um desenvolvimento de natureza territorial, preocupando-se com as dimensões econômica, social, ambiental, cultural e de identidade. O Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf), vem demarcando-se como mecanismo de inclusão produtiva, que contribui na qualificação de processos de produção, comercialização e capacitação. O presente estudo tem como objetivo analisar as ações e efeitos de estruturação do Proinf no Território do Sertão Ocidental Sergipano, tomando como recorte, os munícipios de Simão Dias e Poço Verde, no período de 2003 a 2016. Tem como abordagem o método empírico – analítico, com base em dados qualitativos e quantitativos. Os procedimentos metodológicos consistem em: revisão bibliográfica com foco nos temas Território; Desenvolvimento rural e territorial; governança; gestão social e capital social. No trabalho de campo foi realizado entrevistas com 27 atores sociais envolvidos no proinf, entre eles representações do colegiado territorial, (assessor territorial, representante estadual do colegiado, MST, CEFAC, ASCOB, EMDAGRO, IADH, representante do poder público, proponente do Proinf (prefeitura de Poço Verde); e com a associação de apicultores do município de Poço Verde; Realizou-se visitas técnicas a 03 projetos do proinf (centro de formação de agricultores, pontos de coleta do mel, centro de comercialização da agricultura, e aplicação de questionários, junto aos 19 beneficiários do proinf que atendeu a apicultura. Dessa forma, o levantamento de dados permitiu observar quais projetos foram desenvolvidos pelo colegiado territorial e de qual forma se materializaram no território. A dissertação concluiu, que a participação social foi elemento importante na construção dessa política territorial. O PTC criou mecanismos para fomentar o capital social nos territórios, fortalecendo a participação da sociedade civil no âmbito da formulação e elaboração dos projetos que atendam ao meio rural, em especial a agricultura familiar, com a implantação de infraestrutura, aquisição de equipamentos e capacitação, para dinamizar as atividades produtivas. No território do sertão ocidental constatou-se projetos que não atenderam a demanda territorial e projetos de baixo retorno social com deficiências na elaboração, além de existir uma polarização de proinfs em especificamente dois municípios. Porém ao longo dos anos o território tem se fortalecido, compôs um colegiado participativo, onde foram definidos projetos, discutidos demandas e o modelo de gestão social fortaleceu grupos, também amadureceu as propostas de proinf. Por esse contexto é importante frisar a importância de fomentar políticas que desenvolvam o meio rural. Ao longo de mais de uma década da criação dessas políticas pode-se destacar avanços significativos no meio rural, mesmo havendo diversos gargalos que precisam ser superados. Porém vale ressaltar que os resultados não são a curto prazo, fomentar o capital social e desenvolvimento requer mecanismos e nessa conjuntura o território é muito importante nesse contexto sendo uma construção social com uma diversidade de atores envolvidos.

Presidente - 2194763 - DEAN LEE HANSEN
Interno - 1001489 - JOSE ELOIZIO DA COSTA
Interno - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES
Externo à Instituição - LUCIANO RICARDIO DE SANTANA SOUZA