Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO FLAVIO VANDERLAN FERREIRA
16/05/2019 09:30
Esta proposta de trabalho traz reflexões teóricas sobre a formação de leitores críticos na educação básica tendo como parâmetro a análise das representações sociais no conto “Santana Quemo-Quemo”, da obra Cine Privê (2009), de Antônio Carlos Viana. Para isso, exploraremos os conceitos de “memória subjetiva”, conforme pressupostos de A. Rouxel, e “leitor cultural”, de acordo com a proposta ideológica de C. Gomes. No primeiro momento, discutiremos os pressupostos da formação crítica do leitor a partir dos conceitos: recepção crítica e horizonte de expectativas; no segundo, iremos analisar como as identidades sociais são representadas no texto de Viana; Por fim, vamos propor um roteiro de leitura que priorize os aspectos sociais que a camada estética expõe de forma crítica. Assim, pretendemos construir os sentidos da leitura literária a partir da experiência social do lugar de leitura desse conto.
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