Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA PEREIRA LIMA
06/05/2019 12:59
Tem-se, neste trabalho, a finalidade de apresentar um projeto que destaque, nas aulas de Língua Portuguesa, a necessidade de uma pedagogia que preze pela formação crítico-argumentativa do aluno, a partir do trabalho com o texto publicitário em sala de aula e do consequente objetivo de fazê-lo ser reconhecido como um texto persuasivo, por meio da identificação e da construção do ethos do enunciador. No âmbito dessa pesquisa, são apresentadas discussões em relação à importância do trabalho com os gêneros textuais, na perspectiva de Marcuschi (2008), à natureza persuasiva do anúncio publicitário, a partir de Cuarelli e Malheiros (2014), Ferreguet (2009) e Gradim (2008). A fim de discutir aspectos de retórica e argumentação, são mencionadas contribuições de Perelman e Tyteca (2005; 2014), Aristóteles (2011), Fiorin (2018), Eggs (2018) e Amossy (2018). A partir desse percurso teórico, tem-se a proposta de produção de um caderno pedagógico, composto por atividades estruturadas em sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHENEUWLY, 2004), a partir do pressuposto de desenvolvimento da pesquisa-ação (TRIPP, 2005), que deve garantir o conhecimento ao professor de como mediar a prática de leitura, compreensão e produção do texto publicitário na série final do Ensino Fundamental. Desse modo, espera-se concretizar a expectativa de desenvolver a autonomia do aluno no âmbito das suas práticas sociais.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e