UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ALEXANDRA CARDOSO DA SILVA DUARTE
06/05/2019 09:08

DISCENTE: ALEXANDRA CARDOSO DA SILVA DUARTE
DATA: 23/05/2019
LOCAL: Miniauditório do campus de Itabaiana
TÍTULO: Oficinas de Leitura Literária de "Os sertões", de Euclides da Cunha
PALAVRAS-CHAVES: letramento digital, leitura cultural, leitura subjetiva, multimodalidade, Os sertões.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

A presente dissertação visa contribuir para o ensino de literatura, a partir de uma prática que incorpore a dinâmica da comunicação digital com uma perspectiva cultural que reconheça as particularidades das identidades da obra e do leitor. Nesse sentido, o trabalho pretende ampliar o ensino de literatura na escola, aliando-o à multimodalidade, elaborando uma prática que incorpore os preceitos do letramento digital. Este projeto será desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental, séries finais, de uma escola municipal, situada na zona urbana da cidade de Monte Santo - BA. Como corpus da pesquisa, será selecionado o capítulo A luta, de Os sertões, para uma abordagem de leitura cultural e estética, tendo como proposta central, a de construir um OA que configure em um manual de leitura digital que permita a leitura do texto literário, contemplando a multimodalidade, presente na pedagogia dos multiletramentos de Roxane Rojo (2012) e o letramento digital de Freitas (2010). O manual será desenvolvido, em uma plataforma virtual, a partir da narrativa da obra mesclada imagens e opções de vídeos sobre essa obra. A análise do texto literário será feita a partir do modelo cultural de leitura de Carlos Gomes (2012) que privilegia a formação de um leitor crítico e as suas heranças culturais, e de leitura subjetiva de Annie Rouxel (2013) que trata da importância da experiência estética na formação do leitor.

Palavras-chave: letramento digital, leitura cultural, leitura subjetiva, multimodalidade, Os sertões.

Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS