UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: CARMEM ALESSANDRA CABRAL MOTA MATOS
30/04/2019 15:39

DISCENTE: CARMEM ALESSANDRA CABRAL MOTA MATOS
DATA: 10/05/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: O PERSONAGEM LAMPIÃO NA LITERATURA DE CORDEL: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: : Literatura de Cordel. Leitura Literária. Lampião.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O incentivo à prática da leitura por meio do trabalho com a Literatura de Cordel, tendo como temática a figura emblemática de “Lampião, o rei do cangaço” será a base norteadora deste projeto, tendo como ferramenta as obras Lampião: Herói ou Bandido? de João Firmino Cabral, Lampião - coisas do cangaço – de Ronaldo Dória e Capela da minha infância Parte II de Leopoldo Moreira. Este trabalho tem como proposta incentivar a leitura literária e analisar a estrutura do cordel, bem como a construção do personagem Lampião por meio da visão do autor, levando o aluno a reconstruir a ideia deste personagem que faz parte do contexto histórico-cultural dos alunos. Foi escolhido o cordel por ser um gênero textual que carrega em si uma rica produção, e que, acima de tudo está presente no contexto social em que o aluno está inserido. Para fundamentar as discussões apresentadas neste projeto, far-seá análises à luz de teóricos como Márcia Abreu (2006), TERRA (1983), Rildon Cosson (2016), Marisa Lajolo (2002), Pinheiro (2008), ROSENFELD (2011), dentre outros. O público para o qual este projeto está voltado será uma turma de 8º do Ensino Fundamental da Rede Pública, situada na cidade de Capela – Sergipe. O projeto constará de duas etapas. A primeira delas é a produção teórica sobre a temática que será desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, tendo como recorte fundamentação acerca do trabalho com textos literários e a prática da leitura. A segunda etapa constará de uma oficina por meio de uma sequência didática a ser desenvolvida na referida turma. Como produto desta sequência foi formulado um caderno de leitura.

Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 6983610 - ADRIANA SACRAMENTO DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf