Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS DE OLIVEIRA CARVALHO
29/04/2019 08:07
Este trabalho buscou fazer, até este momento, um diálogo teórico através dosconceitos de poder e de sociedade disciplinar de Michel Foucault. Como, também, através dosconceitos de poder e de sociedade de controle de Gilles Deleuze. Compreendendo a articulaçãointrínseca entre saber e poder e como essa relação sustenta e faz funcionar toda uma dinâmicade poder. Considerando as recentes alterações na mecânica e funcionamento das tecnologias depoder, da própria sociedade e de suas instituições com a emergência de um poder de controle.Almejamos refletir como a escola, enquanto instituição da modernidade, está sendo impactadapor essas alterações na lógica de funcionamento do poder com a transição de um poderdisciplinar para um poder de controle. E como isso tem penetrado e atingido a sua soberania.Tendo em vista que que diferentemente do poder disciplinar. O poder de controle atua em modoaberto. Ou seja, fora da lógica de confinamento típica da sociedade disciplinar a qual a escolafoi instituída.
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