UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARCILIO JOSE DE SOUSA COSTA
17/04/2019 11:11

DISCENTE: MARCILIO JOSE DE SOUSA COSTA
DATA: 29/04/2019
LOCAL: Sala de Reuniões-DCOS
TÍTULO: A comunicação pública da ciência nos portais das universidades federais da Região Nordeste.
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Pública da Ciência; divulgação científica; midiatização da ciência; comunicação institucional; universidades federais;
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

Com o objetivo de diagnosticar ferramentas potenciais para comunicar a ciência aopúblico, esta pesquisa analisou os portais das universidades federais da região Nordeste,de modo a identificar o uso de recursos das tecnologias digitais proporcionados pelainternet para a Comunicação Pública da Ciência. Para isso, realizamos uma pesquisaexploratória na estrutura e nos conteúdos dos portais das instituições, documentando osresultados da forma mais exaustiva possível. A literatura necessária ao embasamento dainvestigação centrou-se nas abordagens da Comunicação Pública da Ciência (CPC) e daMidiatização da Ciência. A pesquisa empírica sustentou-se em uma leitura geográficadas condições de produção da ciência e de sua comunicação pública, a partir doconceito de meio técnico-científico-informacional, de Milton Santos, associado a sérieshistóricas de dados sobre o ensino de graduação e da pós-graduação no Brasil, entre osanos 1960 e 2015. Com isso, identificamos que as condições de surgimento emanutenção das universidades contribuem para sua atuação na pesquisa, mas nãonecessariamente para a comunicação da ciência. Das 18 universidades federaisexistentes no Nordeste, apenas cinco possuem ações sistemáticas de CPC. Praticamentetodas as demais promovem ações isoladas, carecendo de uma articulação estratégicacom a comunicação institucional. Verificou-se também que na maioria dasuniversidades foram executadas ações que acabaram sendo descontinuadas com otempo. Concluímos, então, que fatores institucionais – como políticas internas eestrutura de pessoal – influenciam nas condições para comunicar (ou não) a ciência.

Externo à Instituição - Cidoval Morais de Sousa
Interno - 1228210 - JOSENILDO LUIZ GUERRA