UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO NOGUEIRA ALBERT LOUREIRO
05/04/2019 09:08

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO NOGUEIRA ALBERT LOUREIRO
DATA: 08/04/2019
LOCAL: SALA MULTIUSO PPGPI
TÍTULO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: ESTRATÉGIAS PARA A SALVAGUARDA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL POR PARTE DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.
PALAVRAS-CHAVES: Segurança da Informação; Institutos Federais; Núcleo de Inovação Tecnológica; Propriedade Intelectual.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) promoveu uma grande mudança na educação profissional do País. No tocante ao fomento do conhecimento científico, a lei que cria os IFs em seu art. 6º, preconiza que essas instituições tenham entre as suas premissas o estimulo a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico. Na última década, os IFs têm se consolidado como instituições promotoras de conhecimento científico relevante no meio acadêmico. Paralelamente, houve um aumento na proteção deste conhecimento por meio da Propriedade Intelectual (PI), geridas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) institucional. Ademais, é preciso considerar o papel estratégico associado às diversas proteções conferidas pela PI, compreendendo os riscos e a vulnerabilidade pelas quais estas proteções estão suscetíveis a ataques cibernéticos, haja vista que, no ano de 2017 foram realizadas 28.147 (vinte e oito mil e cento e quarenta e sete) notificações de incidentes de segurança da informação por parte dos diferentes órgãos da esfera Federal. Não obstante ao aumento da promoção do conhecimento científico, há uma série de dificuldades enfrentadas pelos NITs e departamentos de tecnologia da informação que permeiam desde infraestrutura tecnológica obsoleta e vulnerável à alta rotatividade de servidores. Diante desse cenário, a pesquisa busca compreender como ocorre a gestão da segurança da informação na perspectiva da PI, realizada pelos NITs dos IFs situados na região Nordeste. A partir deste mapeamento, propor mecanismos para efetivar a gestão da segurança da informação pelos NITs, tendo como referência os diversos atos normativos e as metodologias que tratam do referido tema, a exemplo da família da Norma Brasileira (NBR) 27000 que fornece diretrizes para práticas na implementação da segurança da informação nas organizações, sendo este, o objetivo geral desta tese. Para atendimento ao objetivo proposto pretende-se: mapear as principais ações da pesquisa e inovação realizadas no âmbito dos IFs da região NE; analisar as políticas de inovação e de segurança da informação no que se refere à salvaguarda das informações da PI; verificar junto aos gestores dos NITs as práticas realizadas para garantir a proteção do conhecimento associadas à PI; elaborar metodologia de mensuração de vulnerabilidade das estruturas e práticas dos NITs na gestão da PI no tocante a segurança da informação; e propor a criação de mecanismos que possam auxiliar os atores dos NITs na gestão da segurança da informação da PI. Como resultado preliminar desta pesquisa, destaca-se a ausência de mecanismos que normatizem ações específicas sobre a segurança da informação aplicadas a gestão da PI nos documentos institucionais, bem como a inexistência de relação direta das atividades do departamento de Tecnologia da Informação com as do NIT.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - MÁRCIO VILAR FRANÇA LIMA