UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: RENAN TENORIO DE ARAÚJO LIMA
22/03/2019 14:16

DISCENTE: RENAN TENORIO DE ARAÚJO LIMA
DATA: 10/04/2019
LOCAL: mini audotório do PROEC
TÍTULO: Identificação das dificuldades na definição de questões de valor para os Stakeholders em Obras Públicas Padronizadas com Base no Target Costing
PALAVRAS-CHAVES: Obra pública; target costing; stakeholders; valor
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil

A construção civil, no caso de empreendimentos públicos, conta com peculiaridades em comparação às obras privadas. Estas advêm do alto número de partes interessadas nos empreendimentos (stakeholders), além das questões legais referentes à aplicação de recursos públicos. Nesse sentido, há poucos estudos relacionando questões de atendimento às necessidades dessas partes, mesmo se observado avanços nas técnicas construtivas empregadas no setor. Daí, observam-se empreendimentos que não atendem às necessidades dos stakeholders, principalmente por conta da inexistência de informações suficientes nas fases de concepção desses. A pesquisa focou no programa de construção de unidades escolares do Governo Federal do Brasil, chamado PROINFÂNCIA. Supondo-se que uma das raízes dos problemas encontrados nos empreendimentos está na definição de quem são os stakeholders e quais são as suas necessidades, a pesquisa adotou uma abordagem do target costing na gestão da percepção de valor às partes envolvidas, agregando ideias necessárias à definição de quem são essas partes e o que elas esperaram dos empreendimentos. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi identificar quais são as dificuldades na definição de questões de valor para os Stakeholders em obras públicas padronizadas com base na teoria do target costing. A fase preliminar da pesquisa compreende uma revisão bibliográfica inicial para escolha da linha de pesquisa a ser delineada, além de mapeamento sistêmico da literatura de target costing, relacionando o tema a obras públicas. Em seguida, escolhe-se o método de pesquisa. A pesquisa contemplou estudo de casos múltiplos com aplicação de formulários semiestruturados e entrevistas com diversas partes envolvidas em empreendimentos do programa no Estado de Sergipe. Os formulários foram elaborados de acordo com a revisão de literatura. As questões, em sua maioria, têm suas respostas em uma escala de Likert, complementadas por entrevista, constituindo um método de pesquisa quali-quantitativo. Em termos quantitativos, os dados foram tratados usando testes estatísticos. Como resultado, avaliou-se a complexidade do atendimento às questões de valor para os stakeholders nas obras estudadas, além de que foi possível compreender as dificuldades no processo de concepção desses empreendimentos quanto a questões de valor para essas partes envolvidas.

Presidente - 2496157 - DEBORA DE GOIS SANTOS
Interno - 2093438 - LUDMILSON ABRITTA MENDES