Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGENES ALMEIDA DA SILVA
21/03/2019 08:30
Na concepção crítica de Educação Ambiental, acredita-se que a transformação da sociedade é causada por consequência da transformação de cada indivíduo, existindo uma reciprocidade dos processos no qual propicia a transformação de ambos. Nesta visão o educando e o educador são agentes sociais que atuam no processo de transformações sociais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar o processo de ensino-aprendizagem e a formação de sujeitos críticos – alunos e professores – em Educação Ambiental Crítica na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, onde delimitamos o lócus da investigação cientifica, a própria escola, o seu entorno e os principais corpos hídricos deste município. Para tanto, o método científico utilizado corresponde ao método de investigação dialética, tendo como base a abordagem quali-qualitativa. Assim, com a intenção de promover a realização dos objetivos propostos, elegemos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e revisão bibliográfica; trabalho de campo - observações livres e participantes, caderneta de apontamentos (diário de campo), registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro serão norteados pela compreensão e impressões dos indivíduos perante aos fenômenos ambientais presente na escola, em seu entorno e nos corpos hídricos superficiais da cidade de Pirambu-SE; e a construção do produto educacional, que é um vídeo documentário criado em várias mãos. Destarte, na perspectiva da ética, a pesquisa buscará através da Educação Crítica, promover um diálogo que culmine na construção do saber ambiental e na formação de sujeitos ecológicos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e