Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMÉRIO NOVAIS JESUS
18/03/2019 09:22
Esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a violência sagrada no filme Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. E parte das seguintes problemáticas: como a violência sagrada é manifestada no filme Taxi Driver? Quando a violência é apresentada como sagrada? E quais elementos sacralizam e mitificam a violência? Nosso objetivo principal é estudar a violência sagrada no filme Taxi Driver, a partir de seus aspectos míticos e modernizantes, levando em consideração seu contexto de produção. Para tanto, traçou como objetivos específicos as seguintes etapas: a) refletir sobre a relação do filme com seu contexto artístico e histórico e sobre a estrutura narrativa e estética da obra, evidenciando suas influências e temáticas mais relevantes; b) apresentar a noção de violência a partir do fenômeno do sagrado mítico e a relação entre cinema e mito; c) investigar os aspectos sagrados da violência no filme Taxi Driver, a partir das categorias de análise provenientes do referencial teórico-conceitual. Em Taxi Driver é identificado, como forma do sagrado violento, a metáfora do bode expiatório, que é definida como uma forma de violência purificadora, pois este mecanismo sacrificial da vítima substituta simboliza a restauração da paz e ordem social. O filme apresenta os meios de comunicação de massa como um elemento sacralizador da violência de Travis, que deixa de ser um assassino para se tornar um herói midiático. Também evidencia a própria ilusão da eficácia e validade do bem produzido por essa violência que se fundamenta e se legitima através do sagrado.
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