UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: CLAUDIA VIRGINIA FONTES SACRAMENTO
13/03/2019 09:39


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA VIRGINIA FONTES SACRAMENTO
DATA: 29/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: nipecc
TÍTULO: A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS MULTIMODAIS A PARTIR DA INTERAÇÃO COM O “DIÁRIO DE UM BANANA”
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Linguagem verbal e não-verbal; gênero diário de ficção; ISD.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Esta dissertação analisa uma experiência de leitura literária multimodal a partir da interação com gênero diário de ficção, tendo como objeto de estudo o livro “Um romance em quadrinhos”, primeiro livro da coleção “Diário de um Banana” de Jeff Kinney. O objetivo principal desse estudo é apresentar procedimentos de leitura literária, descrevendo o contexto de produção, bem como a análise dos recursos linguístico-imagético-discursivas que exploram o domínio das capacidades de linguagem para promover a leitura de textos que vinculam a linguagem verbal com a visual na construção de sentido. A pesquisa se fundamentou em contribuições do quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) proposto por Bronckart (2007) e Machado (1998), alargando as discussões de análise com base em Bakhtin (2011; 2016), Marcuschi (2004;2008), Kress e van Leeuwen (2006). Este estudo descreve a aplicação de atividade de leitura multimodal em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual. Para o desenvolvimento metodológico dessa pesquisa, foi adotada a pesquisa-ação com as contribuições propostas por Thiollent (2011). Além disso, utilizou-se como dispositivo didático o modelo de Sequência Didática (SD), proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), adaptado para a leitura, tomando como base a colaboração de Leurquin (2014) e Cosson (2009). A partir dos subsídios teóricos, apresenta-se uma proposta de intervenção com relato das oficinas e das atividades de interpretação aplicadas em sala de aula. Como produto dessa pesquisa de cunho pedagógico, divulga-se um caderno de atividades para a leitura de textos do gênero diário de ficção.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo ao Programa - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - EULÁLIA LEURQUIN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf