UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA JOSE DE CASTRO
08/03/2019 16:12

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE DE CASTRO
DATA: 11/03/2019
LOCAL: AUDITÓRIO - DTA
TÍTULO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE INDICADORES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS.
PALAVRAS-CHAVES: Institutos Federais; indicadores; ciência, tecnologia
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Os indicadores de ciência, tecnologia e inovação estão ligados aos processos de medição, de geração, do uso e da disseminação do conhecimento científico, tecnológico e inovação de países e organizações, constituindo-se em um instrumento indispensável para avaliar o potencial da base científica e tecnológica das Instituições Científicas e Tecnológicas. Neste contexto, esta pesquisa teve como foco de estudo o desenvolvimento de indicadores científicos e tecnológicos baseados na contribuição dos Institutos Federais e foi norteada pelo seguinte questionamento: é possível estruturar indicadores científicos e tecnológicos para os Institutos Federais considerando a atual situação de implementação de seus Núcleos de Inovação Tecnológica e suas ações para o desenvolvimento e proteção da propriedade intelectual gerada nessas instituições? E, para responder à questão central de pesquisa foi estabelecido como objetivo geral investigar e desenvolver uma matriz metodológica para a construção de indicadores científicos e tecnológicos dos Institutos Federais. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada e com abordagem quali-quantitativa e envolveu a coleta de dados em diferentes fontes como CNPq, Diretório de Grupos de Pesquisa, Painel Lattes, Relatórios de Gestão dos Institutos, Base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, e outros documentos e informações Websites oficiais dos Institutos, com aplicação de questionários junto aos Gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica e Pró-reitorias de Pesquisa e proposição e estruturação de indicadores científicos e tecnológicos para as atividades de ciência, tecnologia e inovação dos Institutos Federais. E como resultados foram apresentadas as informações sobre a criação dos Institutos Federais e a situação de implementação de seus Núcleos de Inovação Tecnológica. No tocante aos indicadores, eles foram segmentados em dois tipos: Indicadores de Estrutura e capacidade Científica e Tecnológica (Inputs) e Indicadores de Produtividade Acadêmica, Científica, Técnica e tecnológica (Outputs). Dessa forma, a aplicação da Matriz de indicadores propostos, possibilitou conhecer os Institutos que mais tem investido recursos financeiros nas atividades de pesquisa e inovação, as áreas de conhecimento com maior número de grupos de pesquisa e em quais concentram maior número de Mestres e Doutores, quais Institutos ofertam mais programas de pós-graduação (lato e stricto sensu), quais Institutos tem apresentado maior número de pedidos de registro de propriedade intelectual (Marcas, Patentes, Programas de Computador e Desenho Industrial) junto ao INPI , além de outros indicadores que também foram estruturados. Conclui-se, portanto, os Institutos Federais, embora seus NITs ainda não estejam totalmente consolidados, eles vêm apresentando significativa contribuição na produção cientifica e tecnológica, de modo que a estruturação dos indicadores propostos permitiu observar que estas instituições apresentam atuação em diversas áreas de conhecimento além de uma grande capacidade cientifica e tecnológica. Deste modo, espera-se que os indicadores aqui apresentados, possam ser utilizados como ferramenta para auxiliar nas decisões estratégicas e melhoria do processo decisório nos Institutos Federais.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Presidente - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ FRANCO DE AZEVEDO