UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ALANA NAGAI LINS DE CARVALHO
08/03/2019 14:12

DISCENTE: ALANA NAGAI LINS DE CARVALHO
DATA: 14/03/2019
LOCAL: Sala de aula da Secretaria do PPGPSI
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A SEXUALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS COM E SEM DEFICIÊNCIA FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Sexualidade; Pessoas com Deficiência; Deficiência Física; Representação Social; Direitos Sexuais e Reprodutivos.
ÁREA: Psicologia

O presente estudo tem como objetivo geral analisar as representações sociais de universitários, com e sem deficiência, sobre a sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com deficiência. Alvejando este objetivo, foram desenvolvidos quatro capítulos. O primeiro, de caráter teórico, apresenta um apanhado histórico e os principais conceitos da Teoria das Representações Sociais, relacionando-a a temáticas estudadas, explicando-as como objetos da teoria e a importância de se conhecer suas representações sociais. O segundo capítulo analisa, sistematicamente, o estado da arte sobre sexualidade das pessoas com deficiência, investigando as principais temáticas, objetivos e resultados alcançados. As buscas aconteceram nas bases de dados Index Psi Periódicos, PePSIC, LILACS, SciELO e Web of Science, utilizando os descritores “sexualidade”, “pessoas com deficiência”, “representação social” e “direitos sexuais e reprodutivos”, nos idiomas português, inglês e espanhol, resultando em 38 artigos, publicados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017. Os resultados se concentraram em quatro categorias temáticas (vivência da sexualidade; percepções sobre a sexualidade; infecções sexualmente transmissíveis e direitos sexuais e reprodutivos), evidenciando condições sociais que impedem o desenvolvimento e o exercício da sexualidade pelas pessoas com deficiência. O terceiro capítulo teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de universitários com deficiência física sobre a sexualidade das pessoas com deficiência, a partir de um roteiro de entrevista semiestruturado, associado a um questionário sociodemográfico, que foram analisados, respectivamente, pelo software IRAMUTEQ, em uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e pela estatística descritiva, com o pacote estatístico SPSS. Os resultados apresentados no dendograma expuseram as representações sociais sobre a sexualidade das pessoas com deficiência ligadas às perspectivas subjetiva e social, acerca do conceito e vivência da sexualidade, da participação familiar, da importância dada ao corpo, da construção da identidade como pessoa com deficiência e dos direitos. Seguindo a mesma estrutura de análise, o quarto capítulo discute a sexualidade das pessoas com deficiência à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS), utilizando as fotografias, como técnica, para identificação dessas representações, a partir de uma pesquisa com universitários sem deficiência e com deficiência física. Os dados resultaram em dois corpora, a saber: 1º corpus: experiências de sexualidade na deficiência e 2º corpus: percepções sobre a sexualidade na deficiência, que reúnem, respectivamente, as representações sociais das pessoas com e sem deficiência, sobre as temáticas: a vida com deficiência e as limitações; o corpo com deficiência e a autoimagem; relação sexual; casamento; reprodução; e família. Os artigos empíricos e teóricos sinalizam que, apesar de serem seres sexuais, que demonstram conhecimentos, desejos e práticas de sexualidade, as pessoas com deficiência vivenciam um exercício desigual dessa dimensão humana.

Externo à Instituição - Ana Claúdia Bortolozzi Maia
Interno - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA