UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: CICERO GONCALVES DOS SANTOS
07/03/2019 09:36

DISCENTE: CICERO GONCALVES DOS SANTOS
DATA: 22/03/2019
LOCAL: DCOMP
TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PLANO DE DIRETRIZES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM ASSOCIADOS AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Pensamento Computacional. Computação Desplugada. Educação. Histórias em Quadrinhos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação

As escolas na era da tecnologia necessitam se reinventar e estimular o aluno a pensar criticamente, para isso, é necessário utilizar a tecnologia como um recurso didático que proporcione a formação de problemas e soluções para os mesmos, utilizando os fundamentos do PC. Dessa forma, o PC consiste em saber utilizar a computação de forma interdisciplinar como um instrumento de aumento ao poder cognitivo, contribuindo para o aumento da produtividade, inventividade e criatividade. No entanto, a computação Desplugada é apresentada como uma alternativa para auxiliar no desenvolvimento do estímulo ao PC, sem o uso direto de computadores. Dessa forma, esta dissertação propõe a utilização de HQs com temáticas em CC, amparados pela abordagem Desplugada no estímulo do PC de estudantes do ensino fundamental, com o objetivo de criar, implantar e avaliar um Plano de Diretrizes Educacional com Histórias em Quadrinhos Desplugadas que auxiliem no desenvolvimento do PC, raciocínio lógico e interpretação textual com estudantes do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Acreditando na hipótese que o desenvolvimento do PC aplicado às disciplinas e respectivos conteúdos de Língua Portuguesa (interpretação textual) e Matemática (raciocínio lógico), amparados por recursos pedagógicos de ensino-aprendizagem Desplugada contribuem de forma qualitativa e quantitativa no auxílio do estímulo ao raciocínio lógico e interpretação textual de estudantes do ensino fundamental. À vista disso, com a finalidade de realizar essa análise, foi adotado um estudo descritivo por meio dos procedimentos bibliográficos, survey, questionários, por fim, experimentos para validação do artefato proposto, Plano de Diretrizes, com intuito de utilizar HQs dos Almanaques para Popularização de Ciência da Computação de forma Desplugada, a fim de auxiliar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem o PC. Dessa forma, obteve-se como resultados, a validação do artefato, que atende aos 4 pilares do PC, auxiliando no desenvolvimento do pensamento crítico, pensamento algoritmo, pensamento cooperativo, e na resolução de problemas. Dessa forma, o artefato foi validado por meio da resolução de um Questionário para Validação com 30 profissionais de (cada) área, CC, Letras - Língua Portuguesa e Matemática, aplicado antes & depois da realização dos experimentos. Todavia, os experimentos foram realizados com alunos do 9º ano do ensino fundamental, da rede pública de ensino da cidade de Olho d’Água do Casado- AL, durante 9 encontros para (cada) experimento: (Experimento 1) todos os alunos de uma turma de 50 alunos participaram diretamente das atividades propostas; e (Experimento 2) metade de uma turma de 50 alunos participou diretamente das atividades propostas pelo artefato desenvolvido. Logo, foi identificado um avanço no rendimento escolar dos alunos que participaram dos encontros referentes ao experimento. Desse modo, o artefato proposto auxilia no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento do PC, interpretação textual e raciocínio lógico.

Presidente - 1708360 - MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES
Interno - 1287477 - RICARDO JOSE PAIVA DE BRITTO SALGUEIRO
Externo à Instituição - ANDRÉ LUÍS ALICE RAABE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10