UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE LUIS PEREIRA OLIVEIRA
07/03/2019 08:58

DISCENTE: ANDRE LUIS PEREIRA OLIVEIRA
DATA: 29/03/2019
LOCAL: auditório do DCOS
TÍTULO: DAS FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO EXPOSITIVO COM PREVALÊNCIA DA NARRATIVA VOLTADA AO BINÔMIO PROBLEMA/SOLUÇÃO E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENVOLVIMENTO DO FILME COM O ESPECTADOR
PALAVRAS-CHAVES: Cinema; Documentário; Análise Fílmica;
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Interpretação Cinematográfica

O Cinema possui uma disposição natural informativa, caracterizada pela capacidade de viabilizar, através da imagem em movimento e do som, a assimilação de uma diversidade de informações e conceitos. Sob tal prisma, ou seja, no que se refere à potencialidade informativa, o que se convencionou denominar de filme documentário ganha relevo, uma vez que se propõe a apresentar recortes do mundo real, comunicando-se com o espectador através de histórias calcadas na realidade, vivenciadas no cotidiano por pessoas comuns, que, em tal modalidade fílmica, por regra geral, substituem os atores profissionais como personagens (PENAFRIA, 1999). Nesse escopo, tem-se como objetivos: GERAL: Avaliar, através da análise fílmica de imagem e do som, nos termos propostos por Penafria (2009) se os documentários atualmente produzidos pelo Poder Público estão sendo pautados nos princípios e premissas norteadoras do documentário Griersoniano e utilizando os recursos estilísticos correlatos. ESPECÍFICOS: ● Apresentar as particularidades e premissas da Escola Documentarista Clássica; ● Perquirir sobre os modelos de documentário existentes;● Analisar os documentários Drifters; Night Mail; The City; Nanook; O Esquimó; O Poder De Solovki e a Série De Documentários – Previdência: De Onde Viemos Para Onde Vamos, através do método de análise fílmica de imagem e do som, nos termos propostos por Penafria (1999);● Identificar qual o modelo de documentário prioritariamente utilizado pelo poder público na atualidade, com base no estudo de caso realizado sobre a série “Previdência: De Onde Viemos Para Onde Vamos”.

Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, de abordagem qualitativa, com dois tipos de procedimento: revisão de literatura e análise de filmes previamente selecionados (PRODANOV, 2013).

Inicialmente, será realizada uma decomposição de filmes documentais que sintetizam os elementos e o propósito do documentário na perspectiva da Escola Clássica, para pontuar os elementos definidores da concepção de documentário Griersoniano, seus objetivos e seus recursos estilísticos.

Ato contínuo, será feita uma análise da série de documentários produzidos pela Câmara dos Deputados no ano de 2017, “Previdência: de onde viemos para onde vamos”, com o intuito de perceber a reminiscência (ou não) das premissas basilares do documentário com viés expositivo/conscientizador idealizado por John Grierson. A comparação considerará a metodologia qualitativa, que analisará se as técnicas e os princípios sociais orientadores dos filmes da Escola Clássica estão presentes nos documentários componentes da amostra desta pesquisa, apresentando, ao final, resultado que servirá como indicativo para apontar se, contemporaneamente, os filmes expositivos/educativos do Poder Público cumprem o múnus de informar e conscientizar a sociedade.

Presidente - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Interno - 1712752 - MARIA BEATRIZ COLUCCI