UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A inferência foi tema de estudo no Profletras - UFS/SC
01/03/2019 19:35

No dia 27 de fevereiro, ocorreu o minicurso PROCESSO INFERENCIAL NA LEITURA: um olhar para a construção de inferências socioculturais, ministrado pela profa. Dra. Regina Lúcia Péret Dell´Isola Denardi, da UFMG, na Universidade Federal de Sergipe.

Na oportunidade, mais de 80 pessoas se interessaram pela temática e puderam conferir que o processo inferencial é complexo e possui características variadas.

O exercício prático realizado com os participantes indicou que as perguntas proposta aos textos estudados são elementos importantes na promoção da inferência junto aos estudantes em diferentes níveis de ensino.

Ao final, mestrandos atualmente matriculados no Profletras e egressos manifestaram o interesse em aprofundar os estudos sobre a construção de inferências em novas oportunidades.

Livros da Dra. Regina Dell'Isola que podem interessar a professores de língua portuguesa:

- Gêneros textuais - teoria e prática de ensino, editora Mercado de Letras, 2018.

- Leitura: Inferências e Contexto Sociocultural, editora Formato, 2001.

- Reflexões Sobre a Lingua Portuguesa - Ensino e Pesquisa, editora Pontes, 1997.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf