UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MURILO MATEUS SOARES DE MATOS
28/02/2019 17:04

DISCENTE: MURILO MATEUS SOARES DE MATOS
DATA: 19/03/2019
LOCAL: Sala de Aula Profº. José Alexandre Felizola Diniz
TÍTULO: OS EFEITOS DO MERCADO INSTITUCIONAL PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ITAPICURU/BA
PALAVRAS-CHAVES: Política pública; PNAE; Agricultura familiar; Alimentação escolar.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A agricultura familiar tem um papel fundamental no abastecimento de alimentosconsumidos pela população, produzem gêneros alimentícios e buscam suprir a demandada sociedade. Entretanto, enfrentam um conjunto de problemáticas relacionadas àprodução e circulação. Eles demandam por políticas públicas direcionadas paraequacionar estes entraves. O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, alémde buscar garantir a segurança alimentar e nutricional para os estudantes da rede públicade ensino básico do país, contribui para o fortalecimento da agricultura familiar. Esteprograma é regulamentado pela Lei nº 11.947/2009, e estabelece dentre as diretrizes queno mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação – FNDE, sejam direcionados para a aquisição deprodutos provenientes da agricultura familiar, preferencialmente de assentamentos dereforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. A presente pesquisa tem porobjetivo analisar a inserção da produção dos agricultores familiares na alimentaçãoescolar e os efeitos do PNAE em Itapicuru/BA. O procedimento metodológico adotadoé o estudo de caso, a investigação possui um caráter quanti-qualitativo, está estruturadocom uma revisão teórica acerca da temática, reuniões realizadas pelo Grupo de Estudose Pesquisas sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais – GRUPAM, levantamentode dados quantitativos, pesquisas de campo, e sistematização das informações coletadas.Os resultados preliminares evidenciam que recentemente houve mudanças na gestão doprograma e beneficiaram a agricultura familiar local. Estes sujeitos foram inseridos nomercado institucional da alimentação escolar pela primeira vez no ano de 2017. OPNAE é um instrumento de fortalecimento da agricultura familiar, uma vez queaumenta a renda, dinamiza a economia e subsidia condições de reprodução epermanência no espaço rural.

Externo à Instituição - ADRIANO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI
Presidente - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10