UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ANNE ALESSANDRA CRUZ RIBEIRO
22/02/2019 10:16

DISCENTE: ANNE ALESSANDRA CRUZ RIBEIRO
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Nippec
TÍTULO: O GÊNERO REPORTAGEM AUDIOVISUAL NO LIVRO DIDÁTICO: O ENSINO DA LEITURA PARA O LETRAMENTO E CIDADANIA
PALAVRAS-CHAVES: Gênero reportagem audiovisual. Livro didático. Letramento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Diferentes concepções sobre os gêneros textuais circulam no contexto escolar, tornando-se necessárias as apreciações valorativas e os procedimentos didáticos que lhes são peculiares, sendo, portanto, relevantes para a compreensão do tratamento dos gêneros nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Tendo em vista que o livro didático ainda é, em tese, o material mais utilizado pelo professor em sala de aula, merecendo ser objeto constante de reflexão, a presente pesquisa tem como objetivo analisar e descrever a proposta metodológica presente no livro de português adotado para o 6º ano, aprovada pelo PNLD, para o ciclo 2016 a 2018, para uma escola pública do município de Fátima – Bahia, intitulado “Projeto Teláris: Português” (São Paulo: Ática, 2015), quanto à abordagem atribuída ao ensino de língua portuguesa através dos gêneros textuais, especialmente ao trabalho com o gênero textual reportagem, na modalidade oral, observando se as atividades que contemplam os eixos da leitura, da produção e da prática estão em consonância às abordagens atuais, de natureza mais interacionista. E, num segundo momento, apresentar uma proposição de atividades que ampliem aquelas propostas pelo livro, a partir de trabalhos voltados para a cor local e a identidade dos sujeitos que integram o contexto escolar. O aporte teórico desta dissertação é formado pela perspectiva de textualidade de Antunes (2009; 2017); de gêneros de Bakhtin (1992; 1997; 2009); sobre sequências didáticas centradas em gêneros textuais, em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011); e, por fim, em Kleiman (1995; 2005) e Soares (1995; 2004; 2005; 2017), para tratarmos sobre o letramento. Fundamenta-se ainda em documentos oficiais norteadores da educação brasileira para pensar a cidadania e o letramento, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – Ensino Fundamental II (1998), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013) e da Base Nacional Comum Curricular (2018). A necessidade desta pesquisa surgiu a partir do quadro preocupante dos resultados das avaliações externas, que indicaram baixos níveis de proficiência em leitura e escrita e que, por sua vez, configuram-se em altos índices de analfabetismo funcional, evidenciando, assim, um reflexo negativa da insuficiência dos trabalhos com os textos. Nesta perspectiva, esta proposta utiliza como metodologia a pesquisa-ação e a pesquisa teórica, inicialmente através de estudos bibliográficos, seguidos pelo desenvolvimento de uma sequência didática que contempla atividades de leitura, interpretação e produção de reportagem audiovisual, cujo propósito se firma em despertar a atenção dos professores sobre o desenvolvimento de atividades didáticas que considerem o letramento e corroborem para a melhoria na proficiência dos alunos no tocante a leitura e a escrita. Os resultados evidenciam que propostas metodológicas para o ensino de língua no tocante à leitura e à escrita, que não se limitam a pensar e entender os gêneros, mas que se apropriam deles para comunicar/expressar-se em contextos reais de criação, circulação e recepção, dão significado ao processo de aprendizagem e, além de ampliarem o grau de letramento do aluno, colaboram para o amplo desenvolvimento e exercício da cidadania.

Presidente - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS
Interno - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA MARTA FURLANETTO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf