Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE SIMÕES BACELAR
22/02/2019 07:28
Nas últimas décadas, percebe-se uma elevação do volume e das cargas de tráfego nas rodovias do país. Isso fez com que projetistas buscassem soluções para combater essa sobrecarga ao pavimento. Como solução em muitos projetos está sendo utilizada base ou sub-base de materiais cimentados, entre eles a Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC). Esse material fornece ao pavimento elevada rigidez, contudo, como desvantagem, a BGTC apresenta ruptura frágil por fadiga em pouco tempo, ocasionando elevadas deformações e dano prematuro à estrutura do pavimento. Isso acontece, principalmente, em razão da sua baixa tenacidade e resistência à tração. Em vista disso, esta pesquisa pretende analisar o efeito da inserção de fibras à mistura e comparar com a mistura de BGTC tradicional, avaliando diversos parâmetros, como resistência à compressão, resistência à tração, módulo elástico, módulo dinâmico, módulo resiliente, tenacidade e vida de fadiga. Então, de acordo com os resultados dos parâmetros analisados, pretende-se selecionar através de métodos estatísticos o melhor tipo de fibra para compor camadas do pavimento. Por fim, espera-se que a adição de fibras melhore os aspectos de desempenho mecânico da mistura BGTC, tais como: tenacidade, resistência à tração, vida de fadiga e resistência residual à tração.
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