UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: FABIANE LIMA SANTOS
20/02/2019 20:35

DISCENTE: FABIANE LIMA SANTOS
DATA: 28/03/2019
LOCAL: Nippec
TÍTULO: REPORTAGEM AUDIOVISUAL EM FOCO: LETRAMENTO ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO
PALAVRAS-CHAVES: Reportagem audiovisual. Letramento. Textos orais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O presente trabalho é o resultado de uma proposta de ensino de língua materna para o letramento e cidadania. Parte-se da análise do livro didático de língua portuguesa adotado na turma investigada (4º ano do Ensino Fundamental) e da possibilidade de realização de ações educativas que complementem as propostas desse material pedagógico, tão usual nos bancos escolares, por meio da valorização do contexto local e imediato do aluno. Para a execução dessa prática, optamos em articular a modalidade oral às novas mídias digitais e a seus respectivos gêneros textuais, mediante atividades concretizadas a partir da produção do gênero reportagem audiovisual e do uso de uma linguagem mais elaborada, tendo em vista atender à especificidade da situação comunicativa proposta. O objetivo central do trabalho é promover práticas de letramento mais interativas e identitárias, a partir da produção de textos orais e escritos e do reconhecimento das diferentes manifestações da linguagem, com ênfase no seu uso mais formal, de maneira que o aluno se reconheça protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Foram realizados três módulos didáticos, Estudo do gênero reportagem audiovisual, Construção do gênero de acordo com suas condições de produção oral e Culminância do projeto, conforme orientação de Lopes-Rossi (2011). Partimos da escolha dos assuntos para a composição das reportagens, e posterior estudo, produção e gravação do referido gênero para apresentação à comunidade escolar. As reflexões foram respaldadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de teóricos, como Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), Soares (2004), (2009), (2012), Kleiman (2007) Schnewly/Dolz (2004), Antunes (2003), e outros pesquisadores da área em estudo. Os resultados evidenciam que um ensino de língua que preze o debate oral de temáticas de interesse do aluno e a produção de textos orais em situações comunicativas que ultrapassam as propostas pelo livro didático, possibilita ao discente ampliar o domínio da linguagem verbal oral/oralizada, bem como reconhecer-se como sujeito ativo no processo de construção do seu discurso.

Presidente - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS
Interno - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - FÁBIO JOSÉ RAUEN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19072-44d7c5951a