UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂNIA MARIA SOARES
19/02/2019 11:06

DISCENTE: TÂNIA MARIA SOARES
DATA: 25/02/2019
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: A variação “nós”/ “a gente” e suas implicações no segundo ciclo do ensino fundamental do Colégio Estadual Tobias Barreto, em Aracaju/SE
PALAVRAS-CHAVES: Variação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

Pesquisas sociolinguísticas do português brasileiro sinalizam que o paradigma pronominal passa por um processo de mudança, sendo um dos aspectos variáveis a expressão da primeira pessoa do plural, que pode ser realizada pela forma “nós”, prevista nos compêndios gramaticais, e pela forma “a gente”, variante inovadora que é muito mais recorrente, especialmente na fala de jovens. O fato de não estar prescrito na gramática normativa implica em um problema sociolinguístico para o ensino de língua portuguesa na educação básica, uma vez que uma forma altamente produtiva não prevista na gramática pode ter consequências na percepção e produção linguística dos seus falantes, gerando preconceito e estigma. Neste trabalho, relatamos a observação da percepção da variação destas formas pronominais dentro do âmbito escolar em turmas do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Tobias Barreto, localizado no município de Aracaju – SE e propomos a criação e aplicação de um caderno pedagógico contendo um paradigma pronominal que contemple a variação de modo a lidar com o fenômeno da heterogeneidade da língua e suas implicações no preconceito linguístico, visando assim a diminuir as desigualdades existentes na educação dos discentes e, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, elevar a qualidade do ensino.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf