UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILSON DOS SANTOS
19/02/2019 16:50

DISCENTE: JAILSON DOS SANTOS
DATA: 26/02/2019
LOCAL: DIDÁTICA 6, SALA 10
TÍTULO: EXPLORANDO OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS A PARTIR DO JOGO PROPAGAME
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Ensino de Língua. Gramática. Formação de Palavras.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Os livros didáticos nem sempre cumprem seu propósito educativo (MARENGO, 2014, 2015, 2016). Analisando o capítulo 8 do livro didático de língua portuguesa do 9° ano da editora SM, Para viver juntos (PAIVA, 2015), aprovado no PNLD 2016, que trata dos processos de formação de palavras, percebe-se alguns pontos passíveis de melhoria. O presente trabalho tem por finalidade construir um jogo didático (MARENGO, 2018) que possa ser usado como recurso educativo para o ensino de processos de formação de palavras (SANDMAN, 1988; CUNHA; CINTRA, 1990) em língua portuguesa do ensino fundamental II sob um viés de gramática contextualizada (ANTUNES, 2003, 2005, 2012). Espera-se, com o desenvolvimento desse recurso educativo, ofertar aos professores dessa disciplina uma nova ferramenta para aprendizagem dos alunos e que estes disponham de aulas mais dinâmicas através do lúdico. Será utilizado o gênero textual (MARCUSCHI, 2005; DOLZ; SCHNEUWLY, 2014) anúncio (publicitário e de propaganda), pois a unidade do livro didático que trata de processo de formação de palavras utiliza esse gênero como base para o desenvolvimento do conteúdo gramatical (ATUNES, 2016), para a construção do jogo didático que nomeamos de Propagame. Nesse jogo, o comando de cada questão será de forma a intensificar a aprendizagem do discente sobre composição e derivação (PERINI, 2004; BECHARA, 1999) a partir da exploração de publicidades e propagandas de produtos, marcas e lojas conhecidas do grande público. Posteriormente à elaboração desse produto educativo, será feita a sua aplicação em uma turma de 9º ano de Ensino Fundamental em escola da rede pública, no estado de Sergipe, posteriormente será feita descrição, análise e interpretação dos resultados. Ela será norteada através de critérios qualitativos a serem decididos futuramente. Ao final dela, será redigido um relatório, o qual será anexado ao trabalho final de conclusão do mestrado a que este texto de qualificação está relacionado.

Presidente - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Interno - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Externo à Instituição - LILIANE LEMOS SANTANA BARREIROS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf