UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIPO SANTANA BISPO ANDRADE
19/02/2019 16:50

DISCENTE: EDIPO SANTANA BISPO ANDRADE
DATA: 27/02/2019
LOCAL: DIDÁTICA 6, SALA 10
TÍTULO: O MEMINÓ: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE METÁFORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Ensino de Língua. Gramática. Metáforas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Neste trabalho, objetiva-se apresentar o andamento da pesquisa que está sendo realiza no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal de Sergipe. Seu foco está centrado na exploração do gênero meme como suporte discursivo para trabalhar, no âmbito da Semântica Cognitiva, a figura de linguagem metáfora (LAKOFF; JOHNSON, [1980] 2003). A problemática se deu ao ser notada a dificuldade de muitos alunos do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, localizado na cidade de Aracaju, no tocante à interpretação textual adequada de gêneros multimodais. Acredita-se que tal problemática pode advir da não condução adequada de atividades pedagógicas que explorem, basicamente, a metáfora nessa tipologia textual (MARCUSCHI, 2000), uma vez que, muitas vezes, é através dela que a efetividade da interpretação textual pode ser alcançada (SWEETSER, 1990). A turma selecionada para se trabalhar a proposta aqui apresentada foi o sétimo ano, pois é nessa etapa que a metáfora é sugerida como ponto gramatical pelo Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. Metodologicamente, foi realizada previamente a aplicação de um questionário para 46 estudantes que pertencem a duas turmas de sétimo ano da escola supradita, a fim de saber qual gênero discursivo e quais temáticas eles gostariam que fossem trabalhados nas aulas. Uma das perguntas se assentou sobre qual gênero multimodal eles gostam mais. O resultado preliminar indicou o meme. Em continuidade, os alunos ainda puderam expressar quais temáticas gostariam que fossem exploradas em sala de aula, com alicerce nas propostas dos temas transversais e temas motivadores, respectivamente, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os mais indicados na pesquisa foram: a) Tecnologias Digitais; b) Trabalho, Consumo e Educação Financeira; e c) Orientação Sexual. A partir disso, será produzido um material pedagógico no molde jogo, denominado Meminó, que possa auxiliar professores de Língua Portuguesa na lida com essa problemática de sala de aula. Posteriormente à elaboração do produto, será feita a sua aplicação em uma turma de 7º ano de Ensino Fundamental em escolas da rede pública, no estado de Sergipe. A prática realizada com o produto será filmada, para posterior análise. Ela será norteada através de critérios qualitativos a serem decididos futuramente. Ao final dela, será redigido um relatório, o qual será anexado ao trabalho final de conclusão do mestrado a que este texto de qualificação está relacionado.

Presidente - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - AURELINA ARIADNE DOMINGUES ALMEIDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf