UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: LILIAN SANTOS MORGADO DIAS
18/02/2019 09:32

DISCENTE: LILIAN SANTOS MORGADO DIAS
DATA: 20/02/2019
LOCAL: Didática 06 sala 10
TÍTULO: PALAVRAS DA GENTE: UMA PRÁTICA SOCIAL DE APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Escrita; Intervenção Didática; Multiletramentos; Oralidade; Sociocognição.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho final para o mestrado Profissional em Letras objetiva apresentar proposta de intervenção didática para formação de cidadãos mais proficientes e críticos, com um arcabouço de prática social de aprendizagem capaz de motivá-los em suas produções escritas, destinadas às séries do Ensino Fundamental. O embrião desta proposta foi gerado diante da recorrente constatação de que havia uma lacuna entre o entusiasmo pela oralidade em seu caminho até à produção escrita. Além disso, a pesquisa busca colaborar por meio da progressão dessas habilidades, concentrando suas atenções nos letramentos social, visual, tecnológico, dentre outros. Este trabalho opta, portanto, por investigar o desempenho linguístico de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual da cidade de Barra dos Coqueiros/SE, nas práticas de oralidade e produção escrita, através de suporte sociocognitivo, a fim de explorar a reverberação que esse olhar social pode trazer para a relação ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa, levando em conta a interatividade, criatividade e a relevância social da prática. Com a finalidade de propor intervenção didática para mediação dessas práticas sociais de aprendizagem. Para que isso ocorra, este trabalho pretende apresentar relatório acerca da utilização do Produto/jogo apresentado aqui em forma de compilação de cartas, idealizado para esse Mestrado Profletras, como requisito para a conclusão do curso, podendo ser aplicado e replicado em outras séries e em outras localidades. Diante do obtido, a discussão voltou-se à importância de se desenvolver a sociocognição no processo educativo. Para tanto, se alicerçará nos estudos principalmente de Marchuschi (2001), acerca de oralidade; Passarelli (2004;2012), sobre a didatização da escrita; também, se apoiará nos escritos de Rojo(2012),que tratam do Multiletramentos na Escola.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo ao Programa - 1081099 - PAULO SERGIO DA SILVA SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf