Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA EDVIRGES DE SANTANA BITTENCOURT
17/02/2019 17:39
Na sociedade atual, com a modernização dos recursos tecnológicos de informação e comunicação, a interatividade humana, está centralizada na leitura, sobretudo porque tanto o conhecimento quanto as práticas cotidianas perpassam por meio de algum tipo de escrita. Assim, o ato de ler conforma-se como uma prática social imprescindível ao ser humano para compreender o mundo à sua volta e atribuir-lhe sentido. Considerando as dificuldades de compreensão observadas ao longo das aulas, as dificuldades de desenvolver habilidades leitoras, o grande desinteresse dos alunos em praticar leitura em sala de aula e por ter ciência da função social da escola, desenvolveu-se uma pesquisa-ação a partir do contexto de uma escola pública, na qual a pesquisadora também exerce o papel de professora. Dessa realidade, partiu-se o questionamento: é possível se construir uma intervenção pedagógica que estimule a prática de leitura em sala de aula e, ao mesmo tempo, favoreça a formação do leitor crítico e autônomo nas séries finais do ensino fundamental? Frente a essa questão levantou-se a hipótese que seria possível contribuir para a formação dos leitores trabalhando com textos do gênero entrevista, a partir da elaboração e implementação de oficinas pedagógicas de leitura e produção textual. Tal proposta tem como protagonistas alunos do 8° ano com baixo desempenho em habilidades leitoras. Para orientar a construção da proposta, estabeleceu-se como objetivo geral contribuir para estímulo da prática de leitura pelos alunos em sala de aula, assim como na formação leitora destes, de modo a torná-los leitores críticos e autônomos por meio das oficinas de leitura em textos do gênero entrevista. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretende-se: a) desenvolver habilidades leitoras, especificamente, identificação de tema/informação central do texto, inferência de informação implícita, identificar a finalidade do gênero e b) ressignificar a leitura, alterando a compreensão do ato de ler como simples decodificação em prática social.
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