UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA EDVIRGES DE SANTANA BITTENCOURT
17/02/2019 17:39

DISCENTE: ADRIANA EDVIRGES DE SANTANA BITTENCOURT
DATA: 20/02/2019
LOCAL: Didática 06 sala 110
TÍTULO: RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA: Uma Proposta de Trabalho com o Gênero Entrevista em Favor do Desenvolvimento da Formação de Leitores Críticos no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: LEITURA, PRÁTICA SOCIAL, GÊNERO ENTREVISTAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Na sociedade atual, com a modernização dos recursos tecnológicos de informação e comunicação, a interatividade humana, está centralizada na leitura, sobretudo porque tanto o conhecimento quanto as práticas cotidianas perpassam por meio de algum tipo de escrita. Assim, o ato de ler conforma-se como uma prática social imprescindível ao ser humano para compreender o mundo à sua volta e atribuir-lhe sentido. Considerando as dificuldades de compreensão observadas ao longo das aulas, as dificuldades de desenvolver habilidades leitoras, o grande desinteresse dos alunos em praticar leitura em sala de aula e por ter ciência da função social da escola, desenvolveu-se uma pesquisa-ação a partir do contexto de uma escola pública, na qual a pesquisadora também exerce o papel de professora. Dessa realidade, partiu-se o questionamento: é possível se construir uma intervenção pedagógica que estimule a prática de leitura em sala de aula e, ao mesmo tempo, favoreça a formação do leitor crítico e autônomo nas séries finais do ensino fundamental? Frente a essa questão levantou-se a hipótese que seria possível contribuir para a formação dos leitores trabalhando com textos do gênero entrevista, a partir da elaboração e implementação de oficinas pedagógicas de leitura e produção textual. Tal proposta tem como protagonistas alunos do 8° ano com baixo desempenho em habilidades leitoras. Para orientar a construção da proposta, estabeleceu-se como objetivo geral contribuir para estímulo da prática de leitura pelos alunos em sala de aula, assim como na formação leitora destes, de modo a torná-los leitores críticos e autônomos por meio das oficinas de leitura em textos do gênero entrevista. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretende-se: a) desenvolver habilidades leitoras, especificamente, identificação de tema/informação central do texto, inferência de informação implícita, identificar a finalidade do gênero e b) ressignificar a leitura, alterando a compreensão do ato de ler como simples decodificação em prática social.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo ao Programa - 1081099 - PAULO SERGIO DA SILVA SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf