UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA BRITO LIMA
18/02/2019 09:29

DISCENTE: ROBERTA BRITO LIMA
DATA: 20/02/2019
LOCAL: Didática 06 sala 10
TÍTULO: METÁFORAS EM CANÇÕES DE EMPODERAMENTO FEMININO: Uma Proposta de Letramento Crítico para o 9º Ano
PALAVRAS-CHAVES: Metáforas. Leitura. Letramento crítico. Empoderamento feminino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Este trabalho de pesquisa-ação pauta-se na melhoria de práticas docentes concernentes ao aprimoramento de letramentos críticos, em sala de aula, mediante leitura qualitativa de metáforas em letras de música sobre empoderamento feminino. O objetivo geral do projeto é contribuir para a formação de professores da Educação Básica voltada a estratégias de leituras críticas, a partir do gênero discursivo letra de música que tratam de empoderamento feminino. A metodologia da pesquisa segue as seguintes etapas: 1. a construção do aporte teórico e a aplicação de um pré-teste, que visam a apontar caminhos para a pesquisa; 2. elaboração de uma Sequência de Atividades (AS) intitulada Metaforiz(Ando), que consiste em: atividade de sondagem com a leitura compartilhada de uma canção; e mais quatro atividades que envolvem leituras críticas das metáforas presentes em letras de música e outros gêneros discursivos acerca da temática já citada. A partir dos dados encontrados no pré-teste serão feitas análises à luz do aporte teórico dos seguintes autores: Fairclough (2016), para contribuir com interpretações das práticas sociais por via da Análise de Discurso Crítica, Kleiman (2010) e Solé (1998), para discutir sobre leitura e letramento crítico, Beauvoir (1980) e Bourdieu (2011), para compreensões sobre empoderamento feminino e dominação masculina, Lakof e Jhonson (1980), para discutir sobre metáfora conceptual, Tripp (2005), Denzin e Lincoln (2006) para orientações dos procedimentos metodológicos da pesquisa-ação entre outros teóricos. Os resultados parciais denotam a pouca proficiência em leitura crítica dos estudantes de oitavo ano do Ensino Fundamental II no tocante às metáforas utilizadas na canção do préteste. Espera-se, portanto, que com a aplicação desta pesquisa seja possível ampliar a percepção dos estudantes acerca dos efeitos de sentidos produzidos nas metáforas das canções, com vistas a contribuir para mudanças no contexto social em que se encontram, no que se refere à efetiva igualdade entre os gêneros, com práticas que promovam maior empoderamento das figuras femininas.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf