UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA LUIZA PÉROLA DANTAS BARROS
15/02/2019 09:56

DISCENTE: MARIA LUIZA PÉROLA DANTAS BARROS
DATA: 27/02/2019
LOCAL: SALA 02 DO DEPARTAMENTO DE LETRAS LIBRAS
TÍTULO: O TRABALHO COM AS FOTOGRAFIAS NO ENSINO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: UM ESTUDO COMPARADO DAS COLEÇÕES DO PNLD 2018
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da Segunda Guerra. Fotografia. Livro didático. PNLD 2018.
ÁREA: Educação

Esta dissertação investiga, a partir de uma perspectiva comparada, como as fotografias que representam a Segunda Guerra Mundial, vistas aqui como fontes que colaboram na narrativa dos fatos, foram trabalhadas nos livros didáticos de História, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, e que teve por público alvo os alunos e professores do ensino médio das escolas públicas brasileiras. Para montar a categoria “fotografia de Segunda Guerra”, utilizada nesta pesquisa, agrupou-se as imagens a partir de alguns filtros: fotografias, tiradas entre os anos do conflito (1939-1945) que, dentro dos livros didáticos, se localizam nos capítulos relacionados à temática, e que direta/indiretamente retratam alguns de seus aspectos. Os livros didáticos utilizados foram os manuais do professor, que tanto comportam a parte destinada ao discente, quanto o suporte pedagógico ao docente, tendo em vista estes possibilitarem uma visão geral de cada obra. A partir disto, objetivamos compreender de que maneira as coleções aprovadas materializaram as exigências do Edital 2018, no que se refere ao trabalho destas fotografias em suas obras, a partir do conceito de ancoragem da imagem pelo texto, proposto por Barthes (1964;1990). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a História Comparada (KOCKA, 2003; BARROS, 2007; PONTE, 2007), tendo em vista fornecer condições para uma observação mais sistematizada do objeto em questão, no que se refere as semelhanças e, principalmente, as diferenças existentes no trato das fotografias por cada coleção, sujeitas, por sua vez, a um mesmo edital. Com esta pesquisa é possível perceber que, por mais que a polissemia existente em tais imagens seja impossível de ser esgotada na legenda, dada o caráter do livro didático ser uma obra de síntese, em alguns momentos isto se torna prejudicial ao entendimento de dimensões de suma importância no conflito, como o caráter marcadamente ideológico presente no trato dispensado, por exemplo, aos judeus pelos nazistas. Este ponto acaba por demonstrar que, diferente da proposta inicial do Edital 2018, no que se refere as fotografias serem tratadas pelas coleções como fonte no ofício de narrar os fatos históricos, por vezes algumas das coleções aprovadas acabaram negligenciando informações, prejudicando o entendimento de aspectos importantes do conflito em questão.

Externo ao Programa - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - ANTONIO MANOEL ELIBIO JUNIOR
Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA