UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: AILA SANTANA DE AMORIM SILVA
15/02/2019 08:18

DISCENTE: AILA SANTANA DE AMORIM SILVA
DATA: 28/02/2019
LOCAL:  sala 04 da did VI
TÍTULO: COOPERAÇÃO ENTRE PROFESSORES:UM ESTUDO DESCRITIVO EM QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE LAGARTO-SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Cooperação. Professor. Educação Básica.
ÁREA: Educação

Esse estudo objetiva descrever as condições favoráveis para uma cooperação entre professores em âmbito escolar. A cooperação profissional de professores é vista como estratégia para aumentar a eficácia e eficiência da escola partindo do pressuposto de que a atuação isolada de profissionais da educação oferece menos oportunidades de um acompanhamento orientado no aluno. Por isso, se espera, por meio da cooperação dos profissionais de uma comunidade escolar, compensar a divisão em anos escolares e alinhar os esforços dos profissionais para alcançar os objetivos de aprendizagem (coletivamente) preestabelecidos. Exige-se uma cooperação entre professores diante de propostas como a progressão continuada, a inclusão de alunos com deficiências, e outras novas concepções de organização da educação e do trabalho pedagógico, assim como se exige uma cooperação multiprofissional diante da inserção de profissionais tais como psicólogo escolar, supervisor educacional, nutricionista, voluntários. Pesquisas realizadas nos últimos dez anos, revelam, no entanto, que o professor continua a trabalhar isoladamente. Isso criou a inquietação de saber quais as condições favoráveis para que uma cooperação (multi-)profissional dos professores se estabeleça, mas sendo aqui, neste momento, a cooperação dos professores entre si, o foco. Propõe-se especificamente, identificar os motivos da (não) cooperação dos professores em âmbito escolar; sistematizar o agir cooperativo dos professores; e identificar as condições favoráveis para a cooperação entre os professores na escola. Para isso é realizada uma pesquisa descritiva em quatro escolas que ofertam o primeiro e o segundo ciclo do ensino fundamental, mantidas pela rede municipal de ensino da cidade de Lagarto-Sergipe, sendo duas escolas de rurais e duas urbanas. Foram aplicados questionários semiabertos com todos os professores, e conduzidas entrevistas com as pessoas responsáveis pela coordenação pedagógica. Os dados a respeito da identificação do trabalho coletivo foram analisados conforme uma tipologia de Hargreaves (1998 apud BOY, 2011) e agrupados conforme a diferenciação de equipes de trabalho e grupos de trabalho, segundo Robbins (2004). Constatou-se que na maioria dos casos de trabalho cooperativos identificados trata-se de trabalho em grupo. Em comparação com as escolas urbanas, as escolas rurais têm mais cooperação na elaboração dos Projetos Político Pedagógico e as informações são mais acessíveis a todos. E os professores das escolas rurais demonstrou ter maior disponibilidade para cooperar com colegas do que os das escolas urbanas. Espera-se que os dados levantados nas escolas sergipanas contribuam na atualização do conhecimento a respeito.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Presidente - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf